Persistem sinais de recuperação do mercado lácteo

Mercado – O mercado de lácteos este ano deve ser visto em perspectiva, porque, mesmo com a queda de 7,7% nos preços do leite em pó integral no último leilão da Fonterra, existem sinais firmes de recuperação e ajuste para menos da oferta mundial.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mercado – O mercado de lácteos este ano deve ser visto em perspectiva, porque, mesmo com a queda de 7,7% nos preços do leite em pó integral no último leilão da Fonterra, existem sinais firmes de recuperação e ajuste para menos da oferta mundial.
Esta é a visão dos analistas do Instituto Nacional de La Leche (Inale) ao comentar, pontualmente, a última licitação da Fonterra e as perspectivas do mercado para 2017. O Boletim destaca que é muito provável que as incertezas do começo do ano em relação ao comportamento da demanda da China tenha sido o principal fator atrás da recente queda ocorrida no preço do leite em pó integral na plataforma GlobalDairyTrade. A janela para compra livre de tarifas alfandegárias aberta pelo governo chinês em janeiro gerou incertezas, afirma o Inale. No entanto existem expectativas de que aumentem as importações chinesas. A China tem baixo estoque, a produção de 2016 caiu 6% e em 2017 deverá cair outros 2%. O Instituto entende que em uma análise desta natureza é importante observar as tendências para os próximos meses. Admitem que a volatilidade é muito provável. Existem fatores que pressionam para alta os preços (contração da produção nas regiões exportadoras, fortalecimento da demanda interna nos Estados Unidos e União Europeia, recuperação da demanda da China) e outros fatores que pressionam para baixo (valorização do dólar, baixo preço do petróleo, estoques nos Estados Unidos e União Europeia). Mas, continuam com sinais estruturais positivos: a produção dos principais exportadores continua se ajustando para baixo e a demanda continua melhorando.
Em relação ao impacto sobre os preços se entende que é pouca a probabilidade de aumentos adicionais significativos aos já ocorridos. Haverá uma sustentação nos níveis de preços atuais com oscilações previsíveis. A situação do mercado hoje é muito melhor que a de um ano atrás. O preço do leite em pó integral é 50% superior. Inclusive 20% superior ao de dois meses, aponta o Boletim.
http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=9718:persistem-sinais-de-recuperacao-do-mercado-lacteo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas