#Pequenos agricultores buscam ampliar produção com o plantio orgí¢nico de frutas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Buscando diversificar a produção de frutas, incentivar a permaníªncia de famí­lias na zona rural e valorizar a agricultura familiar, a Secretaria de Municí­pio da Agricultura e a Emater/RS Ascar firmaram uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a implantação do Projeto Quintais Orgí¢nicos de Frutas em Rio Grande. “Inicialmente iremos iniciar com cinco pequenos produtores da região. Selecionamos aqueles produtores que realmente vivem da terra”, ressaltou o Secretário Adjunto da Agricultura, Cledenir Mendonça.

Os cinco primeiros produtores da região a participarem do projeto são da Quinta, Palma e Povo Novo. Entre eles está o agricultor Vanderlei Teixeira, que juntamente com a esposa, Gilva Teixeira, duas filhas e um genro, mantém no Povo Novo uma agroindústria familiar. “Há quinze anos estamos nessa área, há oito nos instalamos aqui no Povo Novo. Resolvemos participar desse projeto para diversificar ainda mais nossa produção. As frutas serão destinadas principalmente í  produção de doces, pela minha filha”, conta Vanderlei.

Numa área de 6,5 hectares, o pequeno produtor mantém uma criação de porcos, gado leiteiro, o plantio de pasto consorciado com árvores frutí­feras, galinhas e uma pequena fábrica onde são produzidos pães, cucas, doces e queijos. “Toda a produção de leite é direcionada aos produtos da nossa agroindústria, entre eles os queijos, que tíªm bastante saí­da”, conta dona Gilva, que é a responsável pela criação das vacas leiteiras. A filha do casal, Daiana Teixeira, é responsável pela produção dos doces, cucas e pães. “Estamos ampliando o nosso negócio e nos adequando cada vez mais í s exigíªncias do mercado. Para isso, estamos buscando informações sempre”, disse Daiana.

Juntamente com o marido, Luciano Fonseca Vilela, Daiana também é responsável pela comercialização da produção da famí­lia. “Diariamente, participamos de feiras, além de vender na vendinha que mantemos ali na entrada da propriedade”, revelou Daiana. â€œí‰ muito trabalho diariamente, mas compensa”, completou Luciano. A produção da agroindústria é suficiente para manter a famí­lia de seu Vanderlei e de suas duas filhas. “Além das filhas e do genro, ainda tem a nora que trabalha conosco. A produção de frutas do projeto será toda direcionada para a produção de doces”, concluiu seu Vanderlei.

O pequeno produtor já recebeu adubo e calcário para preparar a área de 1.200 metros quadrados, destinada ao plantio de árvores frutí­feras do projeto. “Será uma produção totalmente orgí¢nica, estamos orientando na preparação dos quintais e faremos todo o acompanhamento técnico”, enfatizou o secretário Cledenir, ao informar que as mudas serão entregues a partir do dia 2 de agosto aos pequenos produtores. “São mudas de 17 espécies de frutas, que serão doadas pela Embrapa”, revelou o secretário adjunto.

Cledenir revelou ainda que seu Vanderlei, assim como outros pequenos produtores da região, ainda serão beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, cujo Municí­pio assinou a adesão no iní­cio deste míªs. A adesão ao programa favorecerá a aquisição direta de produtos de agricultores familiares – que serão distribuí­dos para entidades sem fins lucrativos que prestam serviços socioassistenciais no Municí­pio.

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=46261

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas