#Pecuária de leite vira alternativa de renda no Baixo São Francisco

 
Agricultores familiares da zona rural de Piaçabuçu, na região do Baixo São Francisco, participam, nos dias 25 e 26 de maio, do segundo Torneio Leiteiro do municí­pio, que vai reunir dez animais da raça girolando numa competição que tem mais um sentido de inovação produtiva do que de avaliar qual animal produz maior quantidade de leite.
A pecuária leiteira começou a ser incentivada no municí­pio a partir de ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em parceria com a Prefeitura, a Codevasf e outras entidades do segmento. Para os agricultores, a pecuária surgiu como uma oportunidade de diversificação produtiva diante do baixo preço do coco – principal atividade agropecuária local, ao lado da rizicultura – e está ajudando a aumentar a renda das famí­lias.
“Apesar deste ser o segundo torneio, ainda somos iniciantes na atividade, pois a região não tem uma tradição na pecuária de leite. Mas estamos animados com os resultados e as parcerias que fizemos até agora”, frisou o secretário municipal de Agricultura de Piaçabuçu, Joaquim Eugíªnio.
Promovido pela Associação dos Produtores de Leite de Piaçabuçu (APLP), o torneio será realizado num galpão, localizado na rodovia Engenheiro Dalmo Santana, na AL-101 Sul, km 02, vizinho í  Associação Aroeira. O galpão foi construí­do pela Seagri, numa ação do Programa Alagoas Mais Leite, e será inaugurado no primeiro dia do torneio, sábado (25), a partir das 15h. Nesse mesmo dia, í s 17h, haverá a primeira ordenha oficial. As outras duas serão realizadas no domingo, í s 7h e í s 16h, quando será conhecida a vaca campeã e haverá a entrega da premiação aos criadores.
Ainda no sábado (25), a Seagri fará a entrega de sementes aos agricultores do municí­pio, a partir das 15h, no galpão onde será realizado o torneio. Mais cedo, a partir das 14h, será aberta a Feira de Produtos Agropecuários, que terá estandes de empresas que trabalham com produtos e serviços no meio rural e de cooperativas do setor.
Neste mesmo dia, haverá uma visita a uma unidade de observação de palma forrageira, implantada pela Seagri em parceria com a Prefeitura com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da planta na região, tendo em vista que a palma é um dos principais alimentos para o gado leiteiro.
“Acreditamos na produção de leite como uma alternativa para geração de renda na região, que tem o potencial para a atividade, além de boas condições climáticas, de beneficiamento e de mercado. Já fizemos importantes parcerias em prol dos agricultores da região, inclusive com a Cooperativa Pindorama, que beneficia parte da produção. O resultado disso será a formação de uma nova bacia leiteira no Estado. Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de oferecer í s famí­lias do campo condições de produção de alimento, de desenvolvimento do campo, pois assim elas estão colaborando para o desenvolvimento de Alagoas”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Os produtores da APLP estão incluí­dos no Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Seagri, e já receberam um tanque de resfriamento de leite com um abrigo, um kit de inseminação artificial, capacitação em inseminação, kits de ordenha manual higiíªnica, assistíªncia técnica e agora vão receber o abrigo, onde será realizado o torneio. Ao todo, o investimento do Governo do Estado já ultrapassa os R$ 100 mil.
O segundo Torneio Leiteiro de Piaçabuçu conta com apoio da Prefeitura Municipal, Seagri, Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaí­ba (Codevasf), Cooperativa Pindorama, Nordeste Rações e deputado estadual Joãozinho Pereira.
Fonte: Ascom/Seagri
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=148469

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas