Pecuária de leite em Linhares evoluiu em 2014, diz presidente da APL

Depois de um período de destaque no cenário estadual, a pecuária de leite no município de Linhares estava sem acompanhar as novas tendências do segmento nacional com a modernização no manejo do rebanho e aplicação de tecnologias inovadoras no sistema de criação dos animais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Mas esse cenário mudou a partir de 2011 quando foi fundada a Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL), criada por pecuaristas com visão de futuro que já estavam adotando novas técnicas de produção na atividade pecuária.
Com pouco mais de três anos de atuação, a APL acredita que o segmento leiteiro local vive uma nova fase com a ampliação das novidades do setor para dezenas de produtores rurais regionais. “Através da associação conseguimos difundir o que há de novo na atividade e contribuir para que a produtividade e qualidade do leite da região tivessem ganhos significativos”, destaca o presidente da APL, Cirilo Pandini Júnior.

Em 2014, a entidade realizou diversas ações que beneficiaram os produtores de leite. A principal foi a continuidade da negociação conjunta do preço do leite com laticínios da região que ocasionou em melhor valor de venda do produto. As compras de rações em conjunto diminuindo o custo de produção individual com este insumo e a assistência técnica veterinária gratuita para aprimorar o manejo do rebanho leiteiro e obter mais resultados na atividade foram outras iniciativas que contribuíram para dar mais competitividade ao setor.

A relação de ações neste ano ainda conta com as realizações de encontros técnicos, a viabilização de treinamentos no campo, representação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e em eventos agropecuários e divulgação de ações do setor da pecuária de leite nos meios de comunicação que, paralelo a outras ações, foram determinantes, segundo Cirilo Pandini Júnior, para evolução da pecuária leiteira regional. “A associação é um elo importante da cadeia produtiva do leite, que juntamente com outros atores, pôde elevar o nível de profissionalização e os resultados nas propriedades leiteiras”, destaca o presidente da APL.

Fonte: Portal do Agronegócio com assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas