#PAS Leite é lançado em Belém do Pará

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Promover a produção de leite seguro e de qualidade em toda a cadeia produtiva, garantindo a saúde dos consumidores e maior valor agregado ao produto. Esse é o objetivo do Programa Alimentos Seguros – PAS Leite,que foi lançado nesta quinta-feira (16) em Belém (PA). O projeto é desenvolvido e executado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o apoio do Sebrae, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

No lançamento, que aconteceu na Feira Agropecuária de Paragominas, foram apresentados estratégias e mecanismos para a aplicação do PAS Leite. Na oportunidade também foram capacitados agentes da cadeia produtiva leiteira do Pará. Atualmente o programa encontra-se em fase de implantação em sete estados brasileiros, com a capacitação de transportadores e produtores de laticí­nios.

Para í‰rika Bezerra, analista de Agrobionegócios do Sebrae no Pará, a implementação no estado é essencial para a melhoria no processo de produção do leite. «O Pará possui uma bacia leiteira considerável e é fundamental a adequação da produção í s normas vigentes, em questões de higiene, sanidade do rebanho e instalações adequadas. A produção não pode ser segura apenas na industrialização, a matéria-prima tem que estar longe de contaminação desde sua origem», ressalta.

A implantação será realizada por meio de aulas teóricas e consultorias nas propriedades rurais e nos estabelecimentos industriais, com duração em torno de sete meses. O Sebrae, por meio das suas unidades de Acesso a Inovação e Tecnologia, e Agronegócios, elaborou cartilhas e um caderno de campo, onde o produtor deve anotar os procedimentos da propriedade relacionados í  ordenha. «Mais do que adequação de estruturas, o PAS Leite envolve principalmente mudanças no comportamento dos produtores», explica í‰rika.

A ação faz parte do Programa Nacional de Alimentos Seguros, que contemplou, em uma primeira etapa, os setores de processamento e distribuição dos produtos de origem vegetal, como o açaí­. O leite é o primeiro produto de origem animal a ser trabalhado.
Fonte: Agíªncia SEBRAE de Notí­cias

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas