#Parmalat: cada vez menos mamí­feros

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em sua volta í  mí­dia, Parmalat quer ir além da imagem consolidada em célebre campanha dos anos 1990 e adota posicionamento “porque nós somos humanos”
Comercial produzido pela Paranoid marca iní­cio do relacionamento da Parmalat com a Santa Clara Crédito: Reprodução.

Estreia nesta semana a campanha que traz de volta í  mí­dia uma das marcas mais fortes do mercado de laticí­nios, a Parmalat. As peças que serão veiculadas são resultado de um trabalho de dez meses conduzido pela Santa Clara, agíªncia escolhida para reposicionar a marca depois de quase uma década de desventuras, perí­odo em que se viu envolvida num escí¢ndalo de corrupção na matriz italiana. “Descobrimos, nas pesquisas, que a marca é muito poderosa com o consumidor final”, conta Ulisses Zamboni, presidente da Santa Clara. “A Parmalat segue muito desejada e celebrada, viva na memória, mas com traços de nostalgia – e isso nos deixou preocupados.”

A agíªncia temia que a bem sucedida campanha dos anos 1990, com crianças vestidas de mamí­feros, impedisse que a marca fosse vista como atual. Algo compreensí­vel: em 1996, os “Mamí­feros” consolidaram a liderança de mercado da Parmalat com uma série de comerciais que se tornaram uma febre pelo Paí­s.

A campanha, criada na DM9DDB por Erh Ray e Nizan Guanaes, durou tríªs anos. De tão bem sucedida, foi reeditada pela Africa em 2007, trazendo as crianças crescidas interagindo com suas versões miniatura da década anterior. A reedição se deu após uma avalanche de escí¢ndalos que culminou na mudança dos donos da marca no Brasil. Hoje, a Parmalat é a principal bandeira da fabricante de laticí­nios LBR, formada em 2010 pelas empresas Bom Gosto e LeitBom, além do BNDESPar.

Como parte da expansão prevista pela LBR incluí­a novos produtos (bebidas lácteas aromatizadas, leite em pó e creme de leite), a associação da marca como “o leite das crianças” deixada pela campanha dos mamí­feros se tornou uma amarra. “Com a perspectiva dos novos produtos, não era possí­vel manter a marca confinada í quele território”, explica Zamboni.

Da evolução de pesquisas, a agíªncia criou o conceito “Porque nós somos humanos”, uma mudança em relação í  imagem arraigada na mente do consumidor brasileiro – sem, porém, abandonar a essíªncia da Parmalat.

“A ideia é dar continuidade í  estratégia de comunicação da marca, que sempre esteve vinculada í s relações humanas e ao elo emocional dos consumidores com a categoria de leites. A história começou com a campanha ‘Mamí­feros’, que mostrava a importí¢ncia do leite na vida das crianças. Agora damos um passo í  frente, apresentando a releví¢ncia da Parmalat na vida dos ‘humanos’ de todas as idades”, frisa o gerente de marketing da LBR, Rodrigo Araújo.

O comercial, que terá veiculação na TV em São Paulo e no Rio de Janeiro a partir dessa semana, é narrado por um dos “mamí­feros”, mostrando que a marca não se desvinculou completamente daquela campanha. O tom emocional domina a peça, que exibe cenas cotidianas que associam a vida ao consumo de leite. A Paranoid produziu o comercial, dirigido por Dulcidio Caldeira.

Essa primeira campanha segue em veiculação até dezembro. A partir de 2013, devem ser lançadas outras ações – destacando o novo portfolio da Parmalat. “Temos absoluta certeza de que esta campanha é o abre-alas. Não temos que fazer um sucesso repentino, mas dar iní­cio a uma conversa com o consumidor do século XXI”, considera Zamboni.

Meioemensagem

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas