Parceria vai impulsionar o melhoramento genético do rebanho de bovinos leiteiros

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 16 de maio de 2012, o edital de chamamento público para seleção de empresa ou consórcio de empresas que irá desenvolver, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, pesquisas gení´micas destinadas ao melhoramento genético dos bovinos leiteiros das raças zebuí­nas. O objetivo é gerar dentro de, no máximo, dois anos uma ferramenta de seleção gení´mica para as raças Gir Leiteiro, Girolando e Guzerá.

Segundo o supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação Tecnológica da Embrapa Gado de Leite, Denis Teixeira da Rocha, essa é a primeira vez que a Embrapa realiza esse procedimento para atrair recursos externos destinados ao financiamento das pesquisas.

O chamamento público visa atender í  demanda do setor privado de forma transparente. Desde que a Embrapa Gado de Leite iniciou os trabalhos de sequenciamento genético das raças zebuí­nas para leite, várias multinacionais que estão envolvidas com gení´mica e melhoramento genético de bovinos demonstraram interesse nos resultados da pesquisa. «Formular um edital de seleção, permitindo que todas as instituições privadas participem foi a forma que encontramos para compartilhar os resultados da pesquisa com a sociedade de forma igualitária», diz o coordenador do projeto Marcos Viní­cius Barbosa da Silva.

«Além de selecionarmos o melhor parceiro para a finalização das pesquisas, esta também é uma maneira de nos unirmos í  iniciativa privada para acelerar a chegada do produto final ao mercado, consolidando o processo de inovação», diz Denis. A expectativa é que sejam aportados cerca de R$ 3 milhões, além da disponibilidade de equipamentos e profissionais especializados, para trabalhar no projeto de seleção gení´mica das raças zebuí­nas para leite. Dez empresas multinacionais já demonstraram interesse em atender ao chamamento público.

O projeto prevíª a identificação de genes de interesse econí´mico para a pecuária de leite de cerca de 10 mil animais. Os trabalhos serão concluí­dos com o desenvolvimento de uma ferramenta de seleção gení´mica que irá identificar touros e vacas de maior potencial genético para produção de leite e resistíªncia a várias doenças transmitidas geneticamente.

«Esta ferramenta irá potencializar o processo de melhoramento genético das raças, trazendo resultados em curto prazo para toda a cadeia produtiva do leite», diz Marcos Viní­cius. A empresa selecionada para se tornar parceira no processo de desenvolvimento da tecnologia, terá prioridade na utilização comercial da ferramenta, pagando royalties para a Embrapa e para as associações de produtores envolvidas.

As empresas interessadas em participar do processo terão 45 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para encaminhar as propostas.

Fonte: Embrapa Gado de Leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas