Parceria entre Prefeitura e produtores eleva a produção nos assentamentos

Prefeito Murilo desenvolve ações para tornar Dourados referencia na produção da agricultura familiar Calcário é entregue a produtores do Assentamento Lagoa Grande Parceria entre Prefeitura e produtores eleva a produção nos assentamentos
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Prefeitura de Dourados concluiu neste mês de fevereiro mais um projeto de grande importância para a melhoria da produção da agricultura familiar em Dourados. Pelo programa, criado pelo prefeito Murilo, em torno de 40 produtores foram beneficiados com a correção do solo, resultando no aumento da produção de leite e alimentos.

A ação, de parceria entre Prefeitura, Embrapa Agropecuária Oeste e produtores, beneficiou os assentamentos Lagoa Grande e Amparo, localizados no distrito de Itahum. 2.459 toneladas de calcário foram aplicadas, principalmente em solos de pastagem, no período de agosto do ano passado a fevereiro deste ano.

Um dos beneficiados é o produtor Florentino Prevaleto, dono do lote 144, de 25 hectares, no assentamento Lagoa Grande. Ele recebeu 40 toneladas de calcário. Como foi um dos primeiros a aderir ao programa, os resultados já são visíveis na propriedade. “A área de pastagem está muito bonita; ele nos disse que a produção de leite dobrou”, diz a diretora da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Rosemara Osório, que coordenada o programa.

É a Semafes que desenvolve o programa. Na parceria o produtor compra o calcário e a Prefeitura arca com o custo do frete, que é alto. Ainda está na parceria a Embrapa Agropecuária Oeste, que faz a analise do solo a custo zero. Pela análise o produtor sabe exatamente a quantidade de calcário que precisa depositar no solo para neutralizar o alumínio, que prejudica as plantas.

O secretário da Semafes, Landmark Ferreira Rios, lembra que este é mais um projeto de grande alcance social desenvolvido na gestão do prefeito Murilo. “Isso é melhoria direta na qualidade de vida das famílias que moram nos assentamentos; a produção de leite dobra, a produção de alimentos melhora muito e, consequentemente aumenta a renda das famílias. Ganhando mais, as famílias consomem mais no comércio e toda a comunidade ganha”, explica o secretário.

A Prefeitura estuda retomar o programa no segundo semestre. Ao mesmo tempo, estuda-se uma forma de criar um programa para a aquisição de adubos também. Mas tudo vai depender, segundo Landmark, da viabilização de recursos.

Apoio

Além do calcário, o pequeno produtor de Dourados recebe apoio logístico, no preparo do solo, sementes, assistência técnica e capacitação. Um dos casos de sucesso foi a implantação de 20 unidades do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), em parceria com o Banco do Brasil e o Sebrae, no Distrito de Vila Vargas e no assentamento Lagoa Grande.

A proposta do prefeito Murilo é investir pesado no apoio à agricultura familiar para tornar Dourados referência na produção de alimentos, peixe e leite. Já foram oficializados, em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, os APLs (Arranjos Produtivos Locais) do Leite e do Peixe. Mais 30 produtores de leite e 30 produtores de peixe serão selecionados para as primeiras etapas.

A Semafes desenvolve também o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), que visa garantir moradia de qualidade a produtores familiares. A Prefeitura ainda prepara projetos para o desenvolvimento da produção de erva mate, oleaginosas para a indústria do Biodiesel, além de outras ações.

http://www.agorams.com.br/jornal/2015/02/parceria-entre-prefeitura-e-produtores-eleva-a-producao-nos-assentamentos/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas