Parceria entre Embrapa e Agraer fortalece a bovinocultura de leite

Os bovinos de leite apresentam necessidades especiais de alimentação, visto que a produção de leite está diretamente ligada aos aspectos nutricionais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Os bovinos de leite apresentam necessidades especiais de alimentação, visto que a produção de leite está diretamente ligada aos aspectos nutricionais. Os alimentos oferecidos aos animais influência a quantidade dos principais componentes do leite, como a gordura, a proteína e a lactose. Além disso, a alimentação dos bovinos representa a maior parte dos custos variáveis da produção de leite. Outra questão se refere ao período da estiagem, que ocorre de maio a setembro, quando a oferta de pastagens fica prejudicada, devido ao lento crescimento das forrageiras e a redução do teor protéico dos capins.

“Algumas tecnologias simples, de fácil utilização e baixo custo podem contribuir com a melhoria da capacidade produtiva do rebanho, por meio do uso de alimentos mais baratos. Existe uma variedade de alimentos que podem ser utilizados em dietas para os bovinos, sem comprometer o desempenho, possibilitando redução nos custos”, explica o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo.

Ele ressalta ainda a importância das parcerias institucionais, que possibilitam levar essas tecnologias aos produtores. “Nessa edição da Dinapec 2015, a Embrapa Agropecuária Oeste optou por destacar os trabalhos desenvolvidos pela Agraer, sobre a bovinocultura de leite, possibilitando trocas de experiências em favor da sociedade”, disse Otsubo.

Segundo o técnico da Agraer, Edwin Baur, as gramíneas de verão, utilizadas como pastagem, na região da Grande Dourados, são os capins: tifton, gigs e mombaça. Durante o inverno, ocorre o cultivo de aveia, por meio de sistema de cultivo integrado com as pastagens citadas anteriormente. Além da qualidade das pastagens, Edwin apresenta algumas tecnologias simples, que podem contribuir com melhorias na produção de leite, tais como: alimentação a pasto, a elaboração na própria propriedade de suplemento alimentar a base de mandioca, uso da cana-de-açúcar no preparo de ração, uso de forrageiras conservadas por meio de silagem, para a alimentação durante o inverno.

Ele explica que para os ruminantes, a mandioca pode ser oferecida na forma de casca, farinha de varredura ou massa de mandioca. Esse material pode ser usado na forma fresca, ensilada ou na forma de feno. “O uso de suplemento alimentar preparado com massa de mandioca, que é considerado um resíduo produzido pelas fecularias, é uma alternativa que está beneficiando os animais da região”, destaca Edwin.

O preparo e uso de cana-de-açúcar para a produção de ração também é uma alternativa disponível. Edwin acrescenta que algumas variedades de cana-de-açúcar apresentam elevado teor de açúcar e alta digestibilidade. “O açúcar é uma fonte de energia barata e de fácil acesso e que dá uma resposta imediata para o animal que produz leite”, destaca ele.

A silagem consiste na conservação, por meio de um processo de fermentação anaeróbica, da forragem verde e suculenta. Através desse processo, ocorre a redução do pH (aumento da acidez) pela fermentação dos açúcares solúveis da planta. Em geral, os capins têm baixo teor de açúcares e não são indicados para a silagem, com exceção do capim-elefante (Napier, Cameroon, Taiwan, Mineiro e outros), que por ter bom teor de carboidratos solúveis pode dar silagem de boa qualidade. Edwin explica que na região é utilizada a silagem com napier, por meio das técnicas de sacos, begs, silos trincheiras ou lonas.

Experiência no assunto – O agricultor familiar Francisco José Rigatto, da Chácara Boa Esperança, de Glória de Dourados, utiliza as tecnologias apresentadas na Dinapec há alguns anos e está constantemente investindo em melhorias. Ele cria vacas jersey e holandesas, além de novilhos jersolanda. Em sua propriedade de 16ha, que agora está produzindo leite por meio de sistema integrado com piscicultura (recentemente implantado), ele vem investindo em melhorias com a expectativa de obter com seus nove animais, uma produção diária de 200 litros de leite por dia. Atualmente, a produção é de 150 litros/dia.

Para Francisco, o segredo consiste em investir na qualidade do solo para produzir pasto com qualidade superior. “Isso faz a diferença”, disse. Ele acredita que uma das maiores dificuldades é o custo da ração para os animais.

Ele conta que já trabalhou com o uso de concentrados de suplemento alimentar para gado confinado e que chegou a produzir 400 litros/dia de leite. Mas, concluiu que essa não foi uma boa opção, pois além de ter que trabalhar muito mais, a receita obtida não foi suficiente. “Eu vivia para cuidar das vacas o tempo todo, todos os dias, e sempre andava preocupado, pois as finanças da família não saiam do vermelho. Para mim, não foi uma boa experiência”, explica.

O agricultor acredita que com uma pastagem bem adubada (resíduos da piscicultura e de outros animais) e irrigada (excesso e sobras de água da piscicultura) os resultados são melhores. “Hoje, eu trabalho com mais satisfação e muito menos preocupação com as finanças e as contas altas que tinha que pagar. Cuido da propriedade com o aproveitamento de resíduos e criatividade. Utilizo massa de mandioca, ração a base de cana-de-açúcar e silagem com napier, além da alimentação a pasto, com piquetes. Gosto muito da lida com os animais. Eu e minha família estamos felizes com os resultados”, concluiu Francisco.

Dinapec – A nutrição animal e a ambiência adequada para a bovinocultura de leite, foram alguns dos destaques tecnológicos das palestras e roteiros tecnológicos que a Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com a Agraer, levou para a Dinapec 2015. O evento organizado pela Embrapa Gado de Corte aconteceu de 11 a 13 de março de 2015, em Campo Grande.

Durante três dias, os visitantes puderam conhecer de forma aplicada, dicas práticas de manejo alimentar de bovinos de leite. Segundo Edwin, agricultores familiares de 14 municípios de Mato Grosso do Sul participaram do evento.

A bovinocultura de leite é um assunto que interessa muito aos produtores rurais do Mato Grosso do Sul. As tecnologias apresentadas na Dinapec, por meio da parceria com a Agraer, podem promover melhorias para a gestão da bovinocultura que precisa ser vista como um negócio, procurando compreender o todo com olhar administrativo, conhecendo o mercado, produtos, consumidores, custo de produção, entre outros. “Não é só ficar trabalhando na lida com o animal e sim de olho no negócio. Isso exige mudanças, que incluem planejamento, anotações, tecnologias e organização”, concluiu Edwin.

http://www.agorams.com.br/jornal/2015/03/parceria-entre-embrapa-e-agraer-fortalece-a-bovinocultura-de-leite/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas