# Paraná discute produção sustentável do leite e busca excelíªncia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Centro Paranaense de Referíªncia em Agroecologia ? empresa vinculada í  Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – reúne produtores de leite, técnicos e alunos ligados ao meio rural para discutir tecnologias de produção sustentável e a busca da excelíªncia na qualidade do produto no Estado
Produtores dos municí­pios de Adrianópolis, Tunas, Piraquara, São José dos Pinhais, Lapa, Rio Negro e Palmeira participaram nesta terça-feira (23) do Dia de Campo e Referíªncias Agroecológicas em Bovinocultura de Leite, no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O secretario da Agricultura, Norberto Ortigara, destacou na abertura do evento a intensificação de diversas ações para aumentar a produtividade, a qualidade e a sanidade do leite no Paraná. «A nossa meta é proporcionar que o nosso produtor leiteiro seja muito melhor do que ele já é hoje. Para isso, buscamos consolidar o Estado como primeiro e segundo no cenário nacional de produção de leite», disse. «Esse encontro faz parte deste contexto. O importante é aprender, trocar experiíªncias e capacitar ainda mais a área técnica», explicou o secretário.

Outro item destacado na abertura do encontro foi o cuidado que os produtores leiteiros devem ter em todas as suas fases. «Sabemos que a produção de lácteos com qualidade e sanidade proporcionam mais renda aos produtores e indústrias. Para isso, precisamos trabalhar também em conjunto e ter competíªncia para qualificar e melhorar as nossas bacias leiteiras do Estado», afirmou Norberto Ortigara.

Entre essas ações conjuntas do Governo do Estado para o setor estão a assistíªncia técnica, o combate í  zoonoses como a brucelose e a tuberculose, o acesso ao crédito e o combate í  venda de leite fora dos padrões admitidos pela Instrução Normativa (IN-62), do Ministério da Agricultura, além do incremento das linhas de financiamento para reposição de animais e a melhoria genética do rebanho.

PRODUí‡íƒO – Na avaliação do engenheiro agrí´nomo João Carlos Zandoná, diretor presidente do Centro Paranaense de Referíªncia em Agroecologia, um dos objetivos do Dia de Campo é o repasse de tecnologia de produção sustentável aos produtores. «A redução de insumos, mais o manejo equilibrado na propriedade, associado a técnicas trabalhadas aqui no Centro, são ações que ajudam a ter um leite com mais sustentabilidade e maior qualidade na produção. A cadeia do leite promove uma estabilidade muito importante para o agricultor», disse Zandoná. Ele lembra que hoje há 120 mil propriedades no Estado que trabalham com a pecuária leiteira.

No último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), feito em 2011, o Paraná tem uma produção de 3,81 bilhões de litros de leite por ano. O setor movimenta R$ 3,2 bilhões anuais em Valor Bruto da Produção (VBP). «Vamos trabalhar toda a cadeia produtiva para que a produção de leite entre também como alternativa de diversificação na propriedade e que permita ao nosso agricultor uma posição comercial consolidada», afirmou o secretário da agricultura.

AGíŠNCIA ESTADUAL DE NOTíCIAS – PARANí

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas