# Paraí­ba vai sediar reunião dos Estados executores do Programa do Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A reunião de instalação do fórum ocorrerá na Paraí­ba, em dezembro

Os Estados que executam o Programa do Leite instalarão um fórum permanente para discutir os problemas enfrentados pelo programa, assim como para discutir alternativas diante das mudanças apresentadas pelo Governo Federal a serem executadas já a partir do próximo convíªnio entre Estados e Brasí­lia. A reunião de instalação do fórum ocorrerá na Paraí­ba, em dezembro.

As mudanças no programa foram apresentadas em mesa técnica do PAA, realizada em Maceió na segunda (23) e terça-feira (24), com a participação dos representantes da Paraí­ba, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia.

Pelo formato do novo convíªnio, que vai vigorar de dezembro deste ano a agosto de 2014, os percentuais de contrapartida importarão em maior custo aos Estados. Outra mudança relevante é a distribuição obrigatória de 30% do leite adquirido para entidades assistenciais que deverão ser cadastradas pelos Estados.

Essas alterações foram contestadas pelos representantes estaduais, inclusive da Paraí­ba. “A obrigatoriedade de distribuir o leite para as entidades é excelente, mas o curto espaço de tempo que teremos para implantar tal mudança e cadastrar as unidades demandará um esforço extra. Outro ponto que nos frustrou foi a indefinição dos preços a serem pagos, a fim de que possamos nos programar para atrair os produtores e reabastecer o programa, principalmente para a Paraí­ba que é sem dúvida o Estado mais afetado pela estiagem”, disse o presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Flávio Moreira, durante a reunião de Maceió.

A proposta de reuniões periódicas, da representante do Estado da Alagoas, também foi aprovada. Na proposta do fórum permanente, defendida pelo presidente da FAC, os gestores estaduais unificarão o discurso, assim como discutirão e compartilharão soluções para a execução do Programa do Leite.

“O compartilhamento de informações e a troca de experiíªncias entre os Estados que executam o programa, possibilitará encontrar as soluções. A Paraí­ba sente-se honrada em receber este encontro e desde já damos as boas vindas aos que vivenciam os mesmos problemas e buscam soluções”, afirmou Flávio Moreira.
http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2013/09/25/90902-paraiba-vai-sediar-reuniao-dos-estados-executores-do-programa-do-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas