Para aproveitar a janela russa

Onze indústrias brasileiras são autorizadas a entrar no mercado de leite em pó na Rússia sem necessidade de fiscalização prévia
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Gisele Loeblein
O Rio Grande do Sul quer conquistar seu espaço na oportunidade criada com a abertura da Rússia ao leite em pó brasileiro. Otimista, o Ministério da Agricultura estima que, em até três anos, o Brasil possa atender a 50% da demanda de lácteos – anualmente, os russos importam 630 mil toneladas de leite em pó, equivalentes a US$ 1,2 bilhão em receita.

Foi durante viagem de comitiva brasileira a Moscou, nesta quarta-feira, que se anunciou o acordo – chamado de prelisting – pelo qual 11 indústrias brasileiras ficam autorizadas, neste momento, a entrar no mercado russo sem necessidade de fiscalização prévia.

Neste grupo podem estar pelo menos duas empresas gaúchas: a CCGL, de Cruz Alta, e a Cosuel, de Encantado. A lista, no entanto, não foi oficialmente confirmada pelo governo.

 

Outras 11 plantas aguardam a liberação.

– Estrategicamente, é muito importante. É um espaço que se cria. Agora, cabe a nós conseguir acessar esse mercado – entende Alexandre Guerra, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat-RS), que está na Rússia.

A abertura vinha sendo negociada desde fevereiro e é vista como uma chance de equilibrar a diferença existente no mercado interno brasileiro entre produção, que cresce 5% ao ano, e consumo per capita, com ritmo de avanço menor, de 3%. Segundo maior produtor nacional, com 4,8 bilhões de litros de leite ao ano, o Rio Grande do Sul tem interesse ainda maior em conquistar novos compradores, já que 60% da produção é destinada a outros mercados.

No ano passado, o descompasso de oferta e consumo, somado a outros fatores pontuais, como a falência e a recuperação judicial de empresas do setor, trouxeram crise que derrubou os preços do leite. Muitos produtores ainda amargam prejuízos por terem ficado sem receber pagamentos.

– Todo mercado novo que se abre é importante – reforça Gilberto Piccinini, presidente do conselho de administração da Cosuel e do Instituto Gaúcho do Leite (IGL).

Para poder chegar às prateleiras russas, o Brasil terá de dar uma contrapartida: concluir as análises para liberar as importações de pescado e trigo russo.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2015/07/gisele-loeblein-para-aproveitar-a-janela-russa-4797914.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas