#PA: Workshop discute bacia leiteira em Paragominas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Informar sobre as ações de desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira, com o objetivo de melhorar a utilização das áreas, manejo rotacionado, controle zootécnico do rebanho, melhoria da qualidade do leite e seus derivados, foi o objetivo do II Workshop tecnológico da bacia leiteira de Paragominas, nordeste do estado. A ação, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), disponibilizou palestras de órgãos como a Empresa de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Agíªncia de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Secretaria Municipal de Agricultura de Paragominas.

O municí­pio, que tem estimativa de produção diária de 10 mil litros de leite, tem 90% do produto destinado a queijarias artesanais. Os demais 10% são comercializados em padarias, laticí­nios ou para venda doméstica in natura. Diante deste quadro existe grande preocupação com a regularização dos espaços artesanais. O municí­pio já possui o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e de acordo com o Sebrae, trabalhou até o momento com uma ação educativa sobre a regularização, mas já deve iniciar com uma ação fiscalizadora nos espaços de fabricação dos produtos.

No sentido de informar sobre as possibilidades de fabricação dos diferentes tipos de queijo, a tecnóloga da Emater, Michele Santos, abordou sobre o processo de produção, desde os mais complexos até a fabricação do produto mais simples, como o queijo coalho, que tem a massa aquecida, tornando-a mais resistente a proliferação de micro-organismos. O queijo coalho pode ser fabricado sem fermentação, somente com coagulação.

A Instrução Normativa 57 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que trata da produção do queijo artesanal, permite a comercialização do produto somente maturado em regiões livres de tuberculose, brucelose e controle de mastite, doenças transmissí­veis do alimento manipulado inadequadamente ao ser humano. Segundo dados da Agíªncia Nacional de Vigilí¢ncia Sanitária, Paragominas não é zona livre. â€œí‰ de suma importí¢ncia para a prevenção dos riscos, que podem ser microbiológicos, fí­sicos ou quí­micos, que vai desde a contaminação até a adulteração do produto com água oxigenada”, enfatizou a tecnóloga. Em Paragominas, a Emater é integrante do Grupo Gestor do Projeto de Leite e Derivados de Paragominas. A empresa atua na instrução de controle de doenças, pastagem e veterinária.

Palestras que abordaram a importí¢ncia do controle da qualidade do leite na segurança alimentar proferida pela Universidade Federal Rural da Amazí´nia (Ufra) e a fiscalização e normatização dos produtos artesanais, ministrada pela Adepará, também fizeram parte da programação que faz parte das ações técnicas da 46ª Feira Agropecuária de Paragominas (Agropec) que acontece até o próximo domingo (19), teve como principal alvo os agricultores familiares.

Fonte: Governo do Pará

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas