O #leite de cada dia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma das grandes fontes de proteína, além de carnes e ovos, é o leite e seus derivados. 

Qual a importância da proteína no lanche diário dos pequenos? Saiba como inserir, de modo divertido, esse nutriente no dia a dia

 

Quem nunca ouviu, quando pequeno, a célebre frase: precisa comer para crescer? De geração em geração, a afirmação tem cada vez mais razão de ser. A proteína, entre tantos outros elementos, funciona como um dos alicerces do organismo. Nessa grande construção, ela colabora na formação dos ossos e tecidos, portanto, muito importante para o crescimento saudável.

 

Uma das grandes fontes de proteína, além de carnes e ovos, é o leite e seus derivados. Outro nutriente fundamental presente no leite é o cálcio. Por isso, crianças e jovens saudáveis devem consumir, em média, cerca de 3 porções de leite por dia, ou seja, ingerir 3 copos de 250 ml cada já garante a absorção necessária desses nutrientes. A exceção vai para aquelas com necessidades nutricionais especiais, como as que têm déficit de nutrientes ou baixo peso. Nesses casos, aumentar a quantidade de leite diária ou recorrer aos leites fortificados pode ser uma boa opção. Sempre, claro, com orientação do pediatra ou de um nutricionista.

 

Quando se fala em nutrição, todas as refeições são importantes, até mesmo o lanche. “Cerca de 20% da energia necessária para a criança gastar durante o dia deve ser distribuída nos lanches da manhã e da tarde”, explica Priscila Maximimo, nutricionista especialista em nutrição infantil e coautora do livro Guia descomplicado da alimentação infantil, em parceria com o Prof. Dr. Mauro Fisberg.

 

Desafio do lanche

Fazer a criança se interessar por novos e saudáveis alimentos é um desafio. Uma dica da nutricionista Priscila é inserir seu filho no processo de preparar o lanche. Sugira, por exemplo, conhecer uma fruta a cada dia. Na próxima semana, uma bebida diferente deve ser escolhida. Dessa forma, as variações de gosto e nutrientes ficam garantidas!

 

http://revistacrescer.globo.com/Fortalecendo-a-Nutricao/noticia/2014/04/o-leite-de-cada-dia.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas