Número de beneficiários do Programa do Leite será ampliado

Uma parceria firmada nessa quinta-feira (22) entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vai ampliar o número de beneficiários do Programa do Leite em Alagoas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A iniciativa partiu do secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, que discutiu o projeto com o secretário Joaquim Brito e com a equipe da Seades.

O objetivo da reunião foi estabelecer contato com a Seades para emissão do Número de Identificação Social (NIS), emitido pelo órgão e exigido pelo Ministério do Desenvolvimento Social para o cadastro no Programa do Leite. De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, a parceria vai permitir a regularização de beneficiários e aumentar o número de famílias atendidas pelo programa.

Na avaliação do superintendente de Planejamento e Gestão da Seades, Edmilson Vasconcelos, esse trabalho pode ser feito com celeridade, bastando apenas o deslocamento de uma equipe da Secretaria para os locais de distribuição do leite. “Nesse caso, vamos acionar os Cras [Centros de Referência em Assistência Social] de cada município para que ele participe da distribuição, veja quem já tem o NIS e faça o cadastro de quem não tem. Com a comprovação de renda, isso se torna um trabalho simples. É uma parceria maravilhosa. Podemos fazer isso rapidamente”, afirmou o superintendente.

Os técnicos da Seades também se propuseram a identificar, em seus registros, as regiões do Estado onde haveria uma demanda maior pela emissão do NIS a possíveis beneficiários do Programa do Leite.

O secretário Álvaro Vasconcelos comemorou a disponibilidade da Seades e a confirmação da parceria. “Vamos legalizar os atuais beneficiários e atender à demanda dos novos ampliando o Programa do Leite neste Governo. Queremos dar um cunho realmente social a esse programa, sem politicagem. Vamos ampliar e atender realmente as famílias carentes”, disse.

Vasconcelos também convidou o secretário Joaquim Brito para um encontro, no dia 2 de fevereiro, na sede da Seapa, com os técnicos das unidades.

Joaquim Brito elogiou a iniciativa do secretário da Agricultura e confirmou sua disponibilidade em trabalhar em conjunto com outros órgãos para o desenvolvimento do Estado. “Agradeço pelo convite do secretário e nos colocamos à disposição para sermos interlocutores em qualquer demanda da Agricultura. Vamos trabalhar em conjunto para afinar as ações que se fizerem necessárias”, disse Brito.

O Programa do Leite beneficia hoje 80 mil famílias em todo o Estado, além de quatro mil pequenos produtores. O programa é gerido pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e conta com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e do Ministério do Desenvolvimento Social.

Participaram da reunião na Seapa, além dos secretários Álvaro Vasconcelos e Joaquim Brito, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a diretora de Segurança Alimentar, Heloísa Brandão, e os superintendentes de Segurança Alimentar e Nutricional, Ygo Costa, de Planejamento e Gestão, Edmilson Vasconcelos, e de Fortalecimento do Sistema Descentralizado, Antônio de Pádua, todos da Seades.

por Agência Alagoas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas