Nestlé registra 4,4% de crescimento orgânico

O Brasil, afetado por um ambiente menos acelerado nas vendas dos produtos lácteos de prateleira
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Nos primeiros três meses do ano de 2015, o crescimento orgânico foi de 4.4%, composto por 1,9% de crescimento real e 2.5% de política de preços. As vendas subiram 0,5% para CHF 20,9 bilhões, impactadas pelo câmbio negativo de -4,5%. As aquisições, descontados os desinvestimentos, adicionaram 0,6% às vendas.

Em 2015, continuamos a crescer em todas as geografias: 5,6% nas Américas (AMS), 4,5% na Europa, Oriente Médio e África do Norte (EMENA) e 2,2% na Ásia, Oceania e África Subsaariana (AOA). Os mercados desenvolvidos cresceram 2,5%, e os mercados emergentes, 6,7%.

Na América do Norte, enfrentamos um começo de ano lento. A categoria de refeições congeladas continuou a ser um desafio, especialmente Lean Cuisine. Tomamos medidas para reposicionar nossas marcas, abordando todos os elementos do mix de marketing e enfatizando sua relevância para os consumidores. Esperamos que essas iniciativas deem um novo ímpeto para a categoria de congelados ao longo do ano. O crescimento na América do Norte veio do Coffee-mate, dos segmentos super-premium e snacks nos sorvetes, e dos produtos para assar, liderados por inovações como morsels (gotas de chocolate) e massa de biscoito congelada. A extensão das linhas de produtos e os lançamentos de novos produtos tiveram bons resultados na área de petcare, inclusive Beyond, Purina ONE e areia sanitária para gatos Tidy Cats.

A piora do ambiente macroeconômico teve impacto em toda a América Latina, com a política de preços sendo pressionada pela inflação em vários mercados. O Brasil, afetado por um ambiente menos acelerado nas vendas dos produtos lácteos de prateleira, obteve bom crescimento em confeitos, com desempenhos fortes de KitKat e biscoitos, e no segmento de cafés, com Nescafé Dolce Gusto. As bebidas achocolatadas e maltadas também contribuíram. O México entregou contribuições sólidas nas áreas de café solúvel e confeitos. Dog Chow, Pro Plan e Cat Chow ajudaram a liderar o crescimento de dois dígitos em petcare em toda a região.

Todas as partes da Zona entregaram um crescimento sólido. Petcare foi um líder com Felix, Purina ONE e Gourmet. Nescafé Dolce Gusto teve bom crescimento em toda a Zona, assim como os produtos culinários de prateleira e os confeitos, ambos ajudados por uma Páscoa precoce. A política de preços teve impacto na Europa Oriental e na Turquia.

A maioria dos mercados na Europa Ocidental também teve bom desempenho, apesar de a Suíça e a Grécia terem tido um início de ano mais lento.

Na Europa Central e Oriental, observamos um bom crescimento na Polônia, Rússia e Ucrânia, apesar das pressões inflacionárias.

Houve sólido crescimento de vendas nas regiões do Oriente Médio e África do Norte, com forte crescimento na Turquia liderado pelo café solúvel e bons desempenhos em todo o Oriente Médio, apesar do ambiente desafiador no Iraque e Iêmen.

A Zona teve um começo de ano lento este ano, principalmente devido à China, como esperado. Nossas ações para renovar os produtos, inovar e melhorar a comunicação e a distribuição estão progredindo como planejado. Também foi relevante a desaceleração na Nigéria.

Inovações como Nescafé Blend & Brew e KitKat Rubies na Malásia, a bebida proteica premium Chun da Yinlu na China e o desenvolvimento contínuo do Nestlé Milo Activ-Go estão criando as bases para acelerar ainda mais o crescimento nos mercados emergentes.

Os negócios premium continuaram a ter bom desempenho de uma forma geral. O Japão teve um crescimento dinâmico graças à contínua inovação nos produtos e modelos de negócio, e seu crescimento continuou a apresentar uma boa aceleração com KitKat.

O crescimento orgânico e o crescimento real da Nestlé Waters continuaram sólidos e com base ampla em todas as três geografias. Os mercados emergentes apresentaram um crescimento de dois dígitos, e os mercados desenvolvidos de meio dígito.

Nestlé Pure Life acelerou ainda mais o seu crescimento. As marcas internacionais premium Perrier e S.Pellegrino continuaram com seu bom ímpeto de crescimento na América do Norte, Europa e o resto do mundo. Entre as marcas locais, Erikli na Turquia, Al Manhal na Arábia Saudita, Buxton no Reino Unido e Yunnan Shan Quan na China cresceram de forma sólida.

A Nestlé Nutrition teve um início relativamente lento, impactada por comparações difíceis, em especial nos mercados mais voláteis do Oriente Médio, África e Rússia. Houve bons desempenhos na Ásia e no México. Wyeth Infant Nutrition continuou a entregar um sólido crescimento nas áreas de fórmula infantil e leites de crescimento, liderado pelas marcas premium Illuma e S-26, e pela expansão geográfica. Os cereais infantis foram bem nos Estados Unidos, Sudeste Asiático e Índia. Os alimentos em sachês foram o destaque em refeições e bebidas.

Nestlé Professional teve um bom início de ano com crescimento balanceado em todos os negócios de alimentos e bebidas. O crescimento foi direcionado pelos mercados emergentes na Ásia e América Latina, com contribuição da Europa Oriental.

Nespresso continuou a apresentar um bom crescimento em um mercado competitivo, alavancando suas constantes inovações e renovações em máquinas, serviços e sua série de cafés super-premium. Também deu continuidade à sua expansão internacional.

Nestlé Health Science entregou um sólido crescimento nas vendas em suas três áreas de negócios; houve contribuições de cuidados com o consumidor, nutrição médica e novas terapias nutricionais. A Europa e a China tiveram bom desempenho. Os direcionadores-chave de crescimento foram a gama de produtos Vitaflo, Alfamino na área de alergia pediátrica, Boost na América do Norte e Meritene na Europa.

Nestlé Skin Health continuou a crescer solidamente com todos os negócios dando sua contribuição e apresentando fortes desempenhos nas Américas e Ásia. O crescimento no negócio de produtos sob receita médica teve a ajuda do lançamento de Soolantra, um tratamento tópico para rosácea. Os direitos norte-americanos para a comercialização de produtos-chave na área de dermatologia estética, adquiridos no ano passado, contribuíram para o forte ímpeto de crescimento.

Confirmamos nossa perspectiva anual: continuamos focados em nosso negócio de longo prazo, fortalecendo as bases do nosso crescimento futuro, e pretendemos ter um crescimento orgânico de aproximadamente 5% com melhoria nas margens, ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante e eficiência de capital.

(Redação- Agência IN)

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas