Nestlé aluga fábrica de lácteos em Garanhuns

Empresa locou unidade que pertencia ao Grupo LBR
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Dairy Partners Americas Nordeste (DPA) – joint venture da Nestlé com a cooperativa neozelandesa Fonterra – assinou contrato de locação da totalidade da fábrica de lácteos de Garanhuns, no Agreste pernambucano. A unidade pertencia ao Grupo LBR, que entrou em processo de recuperação judicial e foi arrematada em 2014 por R$ 50 milhões pela ARC Medical Logística. Em 2009, a DPA/Nestlé locou 50% da planta e, a partir de agora, vai assumir 100%. Em dificuldade financeira, a LBR suspendeu a produção industrial em agosto do ano passado, restando a operação da DPA/Nestlé.

Sem produção, os funcionários da LBR passaram a atuar em sistema de rodízio, folgando seis dias na semana e trabalhando apenas um. Há uma semana, os empregados entraram em férias coletivas. A transição de LBR para ARC, e agora para DPA/Nestlé, tem gerado insegurança entre os 120 funcionários. Desde que a LBR entrou em recuperação judicial, os trabalhadores da fábrica vivem uma situação de insegurança.

“Quando a fábrica foi arrematada pela ARC deveria ter acontecido uma anotação nas carteiras de trabalho. Isso não aconteceu e até agora estamos sem resposta. Recebemos uma informação de que o pessoal dos recursos humanos da DPA/Nestlé teria uma reunião conosco na próxima segunda-feira. Estamos aguardando”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Pernambuco (Sintilpe), Luiz Alberto Menezes.

Na oferta feita pelo ARC ao Grupo LBR, a empresa colocou como condição não arcar com encargos e obrigações trabalhistas. Pela proposta, os funcionários deveriam ser demitidos e pagos pela LBR e depois contratados pela ARC, com responsabilidade trabalhista assumida só após a posse pela ARC.

Procurada pela reportagem do JC, a DPA/Nestlé informou, por meio de nota encaminhada por sua assessoria de comunicação, “que assinou novo contrato de locação para utilização da unidade Fabril de Garanhuns (PE), adquirindo o direito de uso completo das instalações. O contrato foi firmado no último dia 19, com a ARC Medical Logística LTDA., que recentemente arrematou a fábrica de Garanhuns no processo de recuperação judicial do Grupo LBR”, diz o texto.

A empresa garante o interesse de manter a unidade em plena operação. A unidade tem capacidade para processar 595 mil litros de leite por dia, sendo a maior indústria da bacia leiteira do Estado. “Com a assinatura do novo contrato, a DPA reafirma seu interesse em manter em plena atividade sua operação em Garanhuns (PE). Com operação iniciada em 2010, para a fabricação de produtos lácteos refrigerados, a unidade de Garanhuns é responsável pelo abastecimento do importante mercado da Região Nordeste”, afirma a nota.

Questionada sobre a situação dos funcionários, a DPA/Nestlé não respondeu aos questionamentos do JC. “A princípio todas as informações que temos sobre o assunto estão no posicionamento oficial”, disse a assessoria. A Nestlé produz iogurtes na fábrica de Garanhuns e tem cerca de 200 funcionários.

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2015/01/02/nestle-aluga-fabrica-de-lacteos-em-garanhuns–162523.php

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas