#Municí­pio de Vale do Paraí­so ganha tanques de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pequenos proprietários rurais da comunidade de Vale do Paraí­so, estão na expectativa para o iní­cio do funcionamento dos tanques de resfriamento de leite. A euforia tem justificativa: com o equipamento, o leite que demora até seis horas para chegar í  associação de produtores, na sede do municí­pio ou em Ouro Preto, ficará armazenado mais perto das propriedades e, com isso, as chances de perda serão reduzidas.
No dia 30 de maio, o prefeito Luiz do Hotel recebeu seis tanques para resfriamento de leite. Segundo o prefeito, os equipamentos foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Marcos Rogério (PDT), junto ao Orçamento da União, Governo Federal. Os equipamentos vão beneficiar associações rurais produtoras de leite de Vale do Paraí­so.

Para o deputado, é preciso aprimorar os mecanismos de produção e armazenamento. “A maioria dos produtores rurais não tem condições de armazenar o leite de forma adequada, e o produto perde qualidade, e eles rentabilidade. Os tanques são necessários para incentivar o produtor local e estimular o crescimento da economia rural no Estado”, enfatiza.
O evento contou com a presença do prefeito Luiz do Hotel, vereadores, secretários municipais, presidentes das Associações Rurais beneficiadas e membros da comunidade local. “Em breve os equipamentos serão entregues nas respectivas comunidades rurais cadastradas em grande festa”, afirmou Marcos Rogério.
Em algumas propriedades, por exemplo, a ordenha termina antes das 7 horas, mas o descarregamento no ponto de refrigeração demora até cinco horas, por deficiíªncia no sistema de transporte. “Leite sem refrigeração é siní´nimo de bactérias e acidez, o que inviabiliza a utilização do produto e gera prejuí­zo para o produtor”, diz o extensionista da Emater em Vale do Paraí­so.
Os novos tanques de refrigerações vão receber a produção de várias propriedades do municí­pio, onde são produzidos quase cinco mil litros de leite diariamente.

GALPíƒO – Para abrigar os tanques, pequenos galpões estão sendo construí­dos em algumas propriedades, locais escolhidos depois de reuniões entre os produtores. Os recursos para a obra são em parceria com a Prefeitura, e caberá í  associação de produtores rurais, também parceira no projeto, administrar o espaço, fazendo, inclusive, o controle do recebimento do produto. A previsão é de que os espaços sejam inaugurados ainda este ano.
O produtor rural José Renato Dias, 40 anos, que nasceu e foi criado na região, há dez anos, trabalha com vaca leiteira. Aprendeu com o pai a lidar com o gado e a administrar as terras, mas reconhece que pode fazer diferente do que lhe foi ensinado e, assim, melhorar sua renda. «Espero que a chegada dos tanques represente um novo tempo para a comunidade», diz ele, que acredita na administração do prefeito Luiz do Hotel e que, atrás desses investimentos, virão outras melhorias, como estradas mais conservadas.
http://www.correiopopular.net/LKN/headlin.php?n_id=23826&titulo=Munic%C3%ADpio%20de%20Vale%20do%20Para%C3%ADso%20ganha%20tanques%20de%20leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas