# Mudança de regra facilita venda de queijo de leite cru entre Estados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma nova regra do Ministério da Agricultura que entrou em vigor hoje mudou as normas de produção do queijo de leite cru, o que vai facilitar o comércio desses produtos artesanais entre diferentes Estados.

A mudança, feita por meio de uma instrução normativa assinada hoje pelo ministro Antí´nio Andrade, foi muito comemorada pelos produtores dos famosos queijos artesanais de Minas.

A partir de agora, eles e outros produtores do queijo produzido com leite não pasteurizado -caso do queijo coalho, no Nordeste- terão mais condição de vender seus produtos fora do Estado de origem da produção. Anteriormente, diziam produtores, as regras existentes impossibilitavam a venda para outros Estados.

João Carlos Leite, que preside a associação dos produtores do queijo da serra da Canastra, disse que os produtores consideravam as exigíªncias anteriores «sem cabimento», porque tratavam os produtores artesanais, muitos da agricultura familiar, como grandes criadores de gado.

Porém, todos os produtores artesanais terão que cumprir regras sanitárias e de produção determinadas por cada um dos Estados. Essas regras precisam ser chanceladas pelo governo federal. Minas foi o primeiro Estado a ter essas normas aprovadas, em abril.
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/mudanca-de-regra-facilita-venda-de-queijo-de-leite-cru-entre_190125/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas