Ministério quer fomentar o consumo de leite

O novo programa busca aumentar a qualidade do leite, ampliar as exportações e capacitar trabalhadores e produtores dos cinco principais estados que garantem o abastecimento do País. São eles: Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O programa, que está sendo formulado em parceria com representantes de produtores, cooperativas e indústria, foi apresentado de forma preliminar à ministra Kátia Abreu na quinta-feira (19). «Precisamos de foco na melhoria da qualidade e eficiência produtiva, uma vez que não se consegue ter indústria competitiva sem base produtiva competitiva», afirmou a ministra.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite, com 34 bilhões de litros em 2013. Para a ministra, o setor pode melhorar sua performance investindo na qualidade. O principal pilar do programa é a assistência técnica. Os produtores poderão se inscrever em cursos de capacitação, que serão ofertados em parceria com o Sistema S e deverão ter duração de dois anos.

Técnicos da agroindústria e transportadores de leite também receberão qualificação em práticas adequadas de higiene, qualidade e segurança.

Os cursos visam aperfeiçoar o manejo do leite e aumentar a produtividade e a renda dos produtores. Segundo dados do Censo agropecuário (IBGE, 2006) dos 5,1 milhões de estabelecimentos Rurais, 77% não recebem nenhum tipo de orientação técnica.

Os produtores contarão com linha de crédito especial para custeio e investimento. O Mapa pretende desburocratizar o acesso a programas de financiamento já disponíveis e estuda criar uma linha de crédito permanente para retenção de matrizes leiteiras bovinas e bubalinas.

Fonte: DCI

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas