Ministério Público analisa defesa da LBR em caso de #leite adulterado com formol

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ministério Público analisa defesa da LBR em caso de leite adulterado com formol

Empresa entregou na terça-feira documentação com informações sobre lotes suspeitos

 

Ministério Público analisa defesa da LBR em caso de leite adulterado com formol Stéfanie Telles/Especial

Cerca de 300 mil litros de leite adulterado foram postos à venda Foto: Stéfanie Telles / Especial

 

Até o final da semana o Ministério Público Estadual (MPE) deve se posicionar sobre a documentação entregue na tarde de terça-feira, dia 1º, pela LBR com informações sobre os lotes adulterados apreendidos na quarta fase da Operação Leite Compen$ado. De acordo com a empresa, os documentos tinham sido solicitados pelo MPE em reunião com representantes da empresa há duas semanas. Os papeis respondem questionamentos dos promotores sobre a compra do produto e testes feitos nas cargas recebidas.

 

Relembre o histórico da Operação Leite Compen$ado

 

No dia 14 de março, foram apreendidos 15 caminhões e preso o dono de posto de resfriamento Odir Pedro Zamadei, de Condor, suspeito de adicionar formol no leite. O produto foi entregue à LBR, com sede em Tapejara, que enviou a carga para as suas unidades de Lobato (PR) e Guaratinguetá (SP). Os 300 mil litros adulterados processados pela empresa foram comercializados no Paraná e em São Paulo nas marcas Líder e Parmalat. No Rio Grande do Sul, inicialmente, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) chegou a orientar a retirada das prateleiras dos produtos suspeitos.

 

Após a análise dos documentos entregues ontem, o promotor de Defesa do Consumidor do MPE, Alcindo Bastos da Silva Filho, chamará os representantes da LBR para nova audiência. Caso considere as justificativas insuficientes, deve propor novas medidas à empresa além das já relacionadas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2013, após lotes da marca Líder serem apanhados com ureia e formol ainda na primeira fase da Operação, em maio.

 

No Termo, a LBR se comprometeu a informar o Ministério da Agricultura caso recebesse leite duvidoso, além de aperfeiçoar os testes. A empresa está em dia com o pagamento da multa de R$ 1,8 milhão, dividida em 24 parcelas.

 

– Caso não fique claro, veremos se a empresa tem interesse em acertar ou se teremos que entrar com uma ação – explica Alcindo.

 

ZERO HORA

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas