#MG: Programa distribui síªmen gratuito para ampliar produção de leite no Brasil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Para aumentar em 70% a produção de leite de fazendas da cidade de Córrego Danta (MG) nos próximos tríªs anos, diversos criadores locais estão recebendo gratuitamente doses de síªmen de touros.

O Projeto Nova Geração foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Além de distribuir doses de síªmen gratuitamente, o projeto disponibiliza um técnico para a execução das inseminações artificiais e todo material necessário para inseminar as fíªmeas do rebanho municipal.

Para o técnico agrí­cola Kleber Junior de Oliveira, responsável pelo programa, a iniciativa é de suma importí¢ncia para garantir a evolução genética do rebanho local. «Hoje temos a confiabilidade de que os touros inseridos no Teste de Progíªnie da raça Girolando já são rigorosamente selecionados e certamente oriundos de famí­lias genealogicamente comprovadas», explica Oliveira.

O Projeto Nova Geração deve distribuir este ano 710 doses de síªmen para inseminação de 240 matrizes de 19 fazendas. A Girolando doou 70% das doses e a prefeitura contribuiu com 30%, além do fornecimento do botijão para armazenamento do material genético e da assistíªncia técnica. «Temos a consciíªncia de que há muito que fazer para a pecuária de leite em Córrego Danta, mas o importante é que começamos a fazer. Vemos hoje um futuro muito progressista e nossa parceria com a Girolando, através do Programa de Melhoramento Genético Girolando, é fundamental para esta evolução», finaliza Wanderson Maia, secretário Municipal de Agricultura de Córrego Danta.

A Girolando distribuirá este ano em todo o paí­s 11 mil doses de síªmen dos touros que estão sendo avaliados geneticamente pelo Teste de Progíªnie. «A melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor para produção de leite é o Teste de Progíªnie, através da avaliação da produção de leite de suas filhas. Esses reprodutores são responsáveis por mais da metade do melhoramento genético do rebanho», explica Marcello Cembranelli, coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético de Girolando.
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas