MG: Leite, pescado e ovos são incluí­dos no sistema federal de inspeção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, oficializou a ampliação da adesão do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio de Minas Gerais ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-POA) do Sistema Unificado de Atenção í  Sanidade Agropecuária (Suasa). O reconhecimento da equivalíªncia foi assinado nesta quinta, dia 3, durante a 78ª Expozebu, em Uberaba (MG). Além do segmento de carnes, que já estava incluí­do no sistema, o Estado passa a ter as categorias leite, pescado e ovos reconhecidas.

O ingresso no Suasa é voluntário e pode ser solicitado nas Superintendíªncias Federais de Agricultura (SFAs). Para obter a equivalíªncia, é necessário comprovar a aptidão para certificar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiíªncia do Ministério da Agricultura. Atualmente, os Estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, além dos serviços municipais de Alegrete (RS), Cascavel
(PR), Erechim (RS), Rosário do Sul (RS), Santa Cruz do Sul (RS), São Pedro do Butiá (RS) e Uberlí¢ndia (MG) e o consórcio de municí­pios Consad, de São Miguel do Oeste (SC) aderiram ao Sistema.

O reconhecimento permite que os municí­pios qualifiquem indústrias locais que poderão comercializar sua produção para todo o paí­s. Esses fabricantes de produtos de origem animal recebem um selo que identifica os estabelecimentos, ou indústrias de alimentos, incluí­dos no Sisbi-POA. A medida beneficia especialmente os pequenos agricultores.
Fonte: Ministério da Agricultura MG

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas