#Mercado espera estabilidade nos preços do leite em setembro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Percepção do setor é a de que o consumidor não vai absorver mais aumentos

Para agentes do mercado consultados pelo Cepea, o consumidor não vai absorver novos aumentos de leite e derivados em setembro (Foto: Editora Globo)
Depois de sete meses seguidos de alta, os preços do leite podem se estabilizar em setembro. A avaliação está no relatório mensal sobre o setor, publicado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com o relatório, a expectativa de estabilidade foi manifestada por 66,7% dos agentes de mercado consultados. Segundo eles, os preços vinham sendo sustentados pelo consumo aquecido mesmo com o aumento dos preços de derivados no comércio.

“Agora os preços dos derivados tendem a se estabilizar, principalmente os do leite UHT, já que o consumo pode não se sustentar. Além disso, o movimento de recuperação da produção de leite segue firme, ainda que seja perí­odo de entressafra”, diz o relatório do Cepea.

Segundo representantes da indústria consultados pelo Cepea, os preços de derivados chegaram ao limite no mercado atacadista, já que o consumidor não deve mais absorver novos aumentos. Situação que reforça a expectativa de estabilidade.

Entre os agentes do mercado consultados pelo Cepea, 31,2% acreditam em manutenção da alta. Outros 2,2% dos pesquisados esperam redução nos preços do leite no míªs de setembro.

Em agosto, o preço do leite pago ao produtor ficou em R$ 1,0681 por litro na média nacional, incluindo frete e impostos. A cotação é 3,5% maior que a de julho e 3% maior que a de agosto de 2012. O valor é calculado com base nos mercados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Bahia.

O valor subiu mesmo com uma captação de leite 4,5% maior em julho por parte do produtor. De acordo com o Cepea, o desempenho, mesmo em perí­odo de entressafra, foi atribuí­do ao maior poder de compra do pecuarista e a silagem de boa qualidade colhida no iní­cio do ano.
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI341951-18530,00-CEPEA+MERCADO+ESPERA+ESTABILIDADE+NOS+PRECOS+DO+LEITE+EM+SETEMBRO.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas