#Mercado do leite para bebés com redução de 10% em relação a 2011

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O mercado do leite artificial para bebés até aos seis meses registou este ano uma quebra de 10 por cento em relação a 2011, decréscimo que a Ordem dos Nutricionistas teme que esteja relacionado com a crise.Segundo dados da empresa Nielsen de análise de mercado a que a Lusa teve acesso, de Janeiro a Outubro de 2012, o mercado de fórmulas de leite para lactentes teve uma redução de 10,7% em relação ao perí­odo homólogo do ano anterior.

Em relação a todo o mercado dos leites artificiais para bebés e crianças até aos tríªs anos, a quebra verificada nos primeiros 10 meses deste ano é de 6,6 por cento.

Num comentário a estes dados, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, considerou que “há uma forte probabilidade de esta redução estar ligada” í s dificuldades financeiras das famí­lias ou í  quebra da natalidade.

“Somos levados a pensar que poderá dever-se í  crise, até porque vários estudos demonstram que o factor económico é um dos mais determinantes na compra e escolha dos alimentos”, afirmou í  Lusa.

Na semana passada, responsáveis dos serviços sociais da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, revelaram í  Lusa que há mães sem dinheiro para comprar leite em pó que estão a alimentar bebés de poucos meses com leite de vaca ou juntando mais água í s fórmulas artificiais.

“Se a redução do mercado do leite artificial se dever í  falta de dinheiro das famí­lias, a situação é muito preocupante”, declarou a bastonária dos Nutricionistas, lembrando os prejuí­zos para a saúde dos bebés de poucos meses o consumo de leite de vaca.

Alexandra Bento recorda ainda que, em perí­odos de crise, há muitas situações de risco que podem ocorrer e que os serviços de saúde ligados í  pediatria devem estar alerta.

Fátima Xarepe, assistente social da Maternidade Alfredo da Costa, disse í  Lusa que todos os dias são recebidos pedidos de ajuda de mães que solicitam leite em pó, vitaminas ou vacinas extra Plano de Vacinação.

Sol

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas