Melhoramento genético gera aumento de produção de leite, em RO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtores em Vilhena comemoram desenvolvimento do rebanho bovino. Levantamento sobre produção tem saldo positivo, segundo Emater.Criação de rebanho bovino nos distritos de Nova Conquista e Perobal em Vilhena (RO) tem registrado crescimento, segundo Empresa de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural (Emater). Um encontro entre mais de 30 criadores, na manhã desta terça-feira (11), reuniu dados com os resultados positivos para serem avaliados.

Os í­ndices apresentados pelos criadores apontaram que a produção de leite, por causa do auxí­lio do melhoramento genético e da difusão da técnica de rodí­zio de pastagem, registrou crescimento. Em 2012, segundo relatório levantado a cada dois anos, o resultado da produção diária leiteira é de 15 mil litros, contra 12 mil em 2011.

Lauro Wilton possui 45 cabeças de vacas leiteiras no distrito de Nova Conquista. O aumento da sua produção diária lhe proporcionou um novo í¢nimo para prosseguir na atividade. Em 2011, segundo Lauro, a Emater implantou na propriedade o sistema de rodagem de pastagem que garante alimento fresco para pequenos rebanhos durante todo o ano.

“Nos últimos anos percebemos que o que aumenta a produção de leite é a alimentação do animal e esta é uma área que os órgãos de assistíªncia estão abordando com mais íªnfase e tem sido muito bom para nós”, destacou Lauro.

Melhoramento genético
A reprodução artificial de raças bovinas que apresentam maior desempenho na produção de leite como o gado holandíªs e o nelore, desde 2007, segundo a Emater, vem sendo cada vez mais aceita pelos criadores que dificilmente cometem erros de acasalamento.

“Das 396 doses de síªmen utilizadas no rebanho de Vilhena, 326 vingaram, nascendo 118 machos e 129 fíªmeas. A diferença existe não mais pelos erros de acasalamento, mas sim porque muitas vacas repetem o cio”, disse Rosilene Gouveia, extensionista da Emater.

Com auxí­lio do governo federal, os criadores conseguem adquirir nitrogíªnio para a preservação dos síªmens por até metade do preço que encerra este ano avaliado em R$ 8 o litro. Mas a previsão para 2013 é de um reajuste quando o preço pode chegar a R$ 10.

G1 Globo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas