Melhoramento genético eleva produção de #leite de criadores de GO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pequenos criadores estão apostando no melhoramento dos rebanhos.Eles adquirem sêmen de animais de alta linhagem genética.

Pequenos criadores de Goiás apostam no melhoramento genético dos rebanhos. Com investimento em tecnologia, eles estão conseguindo aumentar a produção de leite.

Na chácara de José Reinaldo, em Jataí, no sudoeste de Goiás, nasceram mais de 40 bezerras nos últimos 10 meses. Aproximadamente 900 litros de leite são produzidos por dia, que são vendidos para um laticínio da região. José diz que a produção aumentou depois que ele aderiu à técnica de sexagem de espermatozoides.

O processo seleciona o sexo dos animais. O pecuarista aplica nas vacas doses de sêmen que possuem um grande número de espermatozoides femininos. A técnica garante 90% de acerto.

Em outra fazenda, a produção diária é de 5 mil litros de leite. Ao todo são 260 vacas e a ordenha mecanizada é feita duas vezes por dia.

A média de produção chega a quase 20 litros de leite por animal. É uma boa produtividade, mas o pecuarista afirma que nem sempre foi assim. No começo da atividade, há uns 30, 40 anos, cada vaca produzia apenas cinco ou seis litros por dia.

O segredo de como vem conseguindo aumentar a produtividade das vacas, o pecuarista Vilson Vilela não esconde. Ele garante que está na alimentação balanceada, com silagem, nutrientes, e no melhoramento genético do rebanho.

Geandre, filho de Vilson, é o responsável pela inseminação artificial, um trabalho delicado, que exige muito conhecimento. A técnica é essencial para o melhoramento do rebanho porque o pecuarista adquire sêmen de animais de alta linhagem genética. «Para a gente fazer um touro com qualidade, a gente compra a tecnologia e a ideia é ter um animal de grande validade na fazenda», diz.

Segundo os criadores, o aumento dos custos com a técnica de sexagem é de cerca de 40% em relação à técnica de inseminação comum, mas o aumento da produção cobre os custos e ainda dá uma renda extra.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/11/melhoramento-genetico-eleva-producao-de-leite-de-criadores-de-go.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas