Megaleite deixa Uberaba

Uma das maiores feiras de raças leiteiras do Brasil acontece em Belo Horizonte entre 21 e 26 de junho
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Megaleite está de casa nova. Depois de doze anos sendo realizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a feira passará a acontecer em Belo Horizonte. A assinatura do documento que garante a realização da feira na capital mineira foi feita na semana passada, entre o Governo do Estado, representado pelo Codemig e Seapa, e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Segundo o governo estadual, a medida faz parte das ações de fomento ao agronegócio e ao desenvolvimento econômico do país e de Minas Gerias, com estímulo à cadeia produtiva do leite e seus derivados. O Estado é o maior produtor de leite do Brasil, além de ser um polo de produção de genética bovina de reconhecimento internacional e de abrigar as sedes das principais associações nacionais de raças leiteiras.

Neste ano, a feira será realizada entre os dias 21 e 26 de junho no Parque Bolívar de Andrade – Gameleira. O recinto será reformado para abrigar a exposição. É esperada a participaão de 1.700 animais, sendo 800 da raça Girolando, 500 da raça Gir Leiteiro, 200 da Holandesa e outros 200 exemplares das raças Pardo-Suíço, Jersey, Simental, Guzerá Leiteiro, Indubrasil e Sindi.

O tema é “Um Novo Horizonte para uma Pecuária Leiteira Forte, Presente e Participativa”. A feira também celebrará os 20 anos de homologação do Girolando como raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Nessas duas décadas, os avanços das ferramentas de seleção, como Teste de Progênie e o Controle Leiteiro, permitiram ao produtor dobrar a produção de leite por vaca e ter animais leiteiros de maior valorização de mercado. Com isso, eles estão conseguindo a sustentabilidade do negócio. Essas vantagens da raça estão atraindo criadores de outros países, especialmente da América Latina e África, pois os animais Girolando conseguem manter boas médias de produção nos mais diversos tipos de sistema de manejo e clima”, garante o presidente da Girolando Jônadan Ma.

A programação do evento contará com julgamento de animais, concurso leiteiro, leilões, atividades culturais, dentre outros. Estão programados mais de 10 leilões presenciais e virtuais durante os cinco dias do evento. A expectativa é de que cerca de 80 mil pessoas, incluindo estrangeiros de 20 países interessados na genética Girolando e das demais raças leiteiras, passem pelo Parque de Exposições.
Fonte: Imprensa Girolando

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas