# Manejo voltado para o conforto do animal resulta em aumento da produção de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A intensificação no sistema produção de leite levou técnicos e criadores a prestarem atenção no conforto animal e em como isso impacta no aumento da produção. Diversos fatores influenciam o desempenho da vaca, como comprovado pela prática adotada na fazenda Brinco de Ouro, localizada em Coromandel (MG), que aumentou sua produtividade após realizar alterações que proporcionaram um ambiente mais confortável aos animais do rebanho. «Após quatro meses da primeira etapa de mudança na propriedade, tivemos um aumento de 4,8Kg de leite produzido por vaca», explica o médico veterinário Cassimiro César de Castro.

Com rebanho de 550 vacas em lactação e tríªs ordenhas diárias, a fazenda atingiu média por animal de 26kg de leite/dia, resultado que está aumentando cada vez mais com os investimentos feitos na fazenda visando o conforto dos animais.
A respeito do conforto animal, dicas para o manejo da propriedade devem ser levadas em consideração como arborização, que proporcionam mais conforto térmico aos animais no pasto (a presença das árvores evita que os animais apresentem stress calórico, extremamente prejudicial í  produção de leite).

Este conforto deve estar presente em todas as instalações onde os animais permanecem, pois traz condições propí­cias ao ambiente para que produzam de maneira tranqí¼ila. O trajeto percorrido pelo animal também deve ser levado em consideração. O caminho por onde a vaca passa ao ser locomovida deverá ser cercado e sombreando, informa a assessoria da Alta.

O piso não pode provocar riscos aos cascos e a segurança dos animais. Já a alimentação e descanso exigem cuidados extras. O clima é desafiador nestes quesitos. í‰ preciso que o local de descanso e alimentação estejam protegido do sol e da chuva.

O local de repouso deve proporcionar uma boa área de descanso aos animais nos pastos ou nas camas. Ao se deitar o úbere (glí¢ndulas mamárias) da vaca poderá sofrer contaminação, o que pode resultar em inflamação no local. Isto trará como consequíªncia direta a mastite que resultará em prejuí­zos pelo descarte do leite e gastos com o tratamento.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a tecnologias em rebanhos confinados. Alguns recursos podem ser utilizados para melhorar o conforto e também facilitar a vida do produtor, tais como camas para os animais deitarem que poderão ser de areia, pneus, etc; ventiladores e aspersores que melhoram a sensação térmica; cow brush – tipo de escova onde o animal se coça e limpeza automática do esterco produzido.

Sobre a Alta

A Alta é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 paí­ses, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil e é considerada lí­der mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 280 touros. Conta com 82 escritórios regionais no Brasil, totalizando mais de 700 profissionais em todo paí­s. Mais informações pelo site www.altagenetics.com.br.

AgroOlhar

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas