Mais de 80% da produção de leite foi afetada por paralisação.

Na expectativa de que os caminhões consigam chegar às propriedades, produtores gaúchos mantêm o leite nos resfriadores até o último minuto. Mas à medida que o tempo passa — e o transporte não vem —, o produto vai perdendo qualidade.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Como não é recolhido, acaba ficando impróprio para o consumo.

— As empresas não têm como dar garantias de que conseguirão buscar. O produtor segura o leite na esperança de entregar — explica Cleonica Back, coordenadora no Estado da Federação dos Trabalhafores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul).

Sem qualidade, o produto não pode ser doado para comunidades carentes, e o alimento precisa ser jogado fora. Estimativa da Fetraf-Sul aponta que na Região Noroeste, passa de 80% o percentual de indústrias que não consegue buscar o leite (na foto, imagem do produto sendo jogado fora na propriedade de Anderson Prediger, em Sede Nova).

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat-RS) também estima que 90% da produção foi afetada na região.

— É muito difícil. O produtor tem de trabalhar sabendo que vai perder tudo — lamenta Cleonice.

Conforme o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa) da superintendência estadual do Ministério da Agricultura, não existem restrições legais para doações do produto. O órgão, no entanto, não pode recomendar o consumo do leite sem inspeção.

 

Em nota, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), manifestou preocupação com os efeitos da paralisação dos caminhoneiros. “Independentemente de reconhecermos o direito de protesto e de manifestação, temos o dever de alertar para o fato de que a duração e o alcance desse movimento já estão provocando graves perturbações nas cadeias produtivas do agronegócio”, afirma no documento o presidente da entidade, João Martins da Silva Junior, acrescentando ainda que se não houver uma soluções haverá “teremos danos irreparáveis à economia da produção, com reflexos severos na vida de toda a população brasileira”.

Fonte: Zero Hora
http://zh.clicrbs.com.br/rs/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas