# Lucros com produção leiteira caem durante perí­odo de estiagem em RO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtores conciliam produção com condições climáticas da região.Investimentos em melhoramento genético garantem maior produção.

Os produtores de leite da região de Ariquemes, RO, estão conciliando a produção leiteira nas propriedades rurais com as condições climáticas da Região Amazí´nica para produzir mais, obter mais lucro e reduzir despesas. De acordo com o produtor Gilberto Miranda, no perí­odo de estiagem, entre os meses de abril e setembro, os lucros com a produção de leite não passam de 5%, bem abaixo do obtido no perí­odo de chuva, quando chega a 30%.

Para poupar gastos com rações concentradas, os produtores marcam a procriação das vacas para outubro, época em que a pastagem já está verde e o gado consegue se alimentar de forma natural, aumentando a qualidade e a produção do leite.

Segundo a Empresa de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural de Rondí´nia (Emater-RO), a média da produção diária por vaca é, no máximo, de quatro mil litros. Produtores apostam que estes números atuais podem aumentar com investimentos nos avanços de melhoramento genético.

«Inseminamos os animais entre os meses de dezembro e janeiro, já que temos oito meses de chuva. Então a produção de leite é muito maior por causa do capim novo.», explica Gilberto.
http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/08/lucros-com-producao-leiteira-caem-durante-periodo-de-estiagem-em-ro.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas