#Leite:Silagem de milho garante a alimentação durante todo o ano

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Transformação do milho em silagem é uma das alternativas mais utilizadas na região para a pecuária leiteira

 

 

Transformação do milho em silagem é uma das alternativas mais utilizadas na região para a pecuária leiteira (Foto: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste )

 

Quem trabalha com a agricultura, em especial com a pecuária, sabe que o período de seca, assim como o inverno, representa uma grande preocupação em relação à alimentação do rebanho. Para garantir a qualidade e com preços que não se tornem elevados, tanto para a produção de leite, como de carne, cada vez mais os produtores da região investem na silagem.

 

Entre as culturas que podem ser destinadas à produção deste tipo de alimento estão o capim elefante, sorgo, aveia, azevém e milheto, porém, na pecuária leiteira, a transformação do milho ainda verde em silagem vem sendo uma das alternativas mais utilizadas na região, o que não apenas garante o alimento dos animais nos períodos críticos, mas como em muitos casos vem a ser a base alimentar durante o ano todo.

 

 

Segundo o médico veterinário Fabiano Rossi, a principal vantagem da silagem está no fato de ser um alimento conservado e de alto valor energético. Ele também destaca que o momento mais adequado para a o corte do milho, para assim garantir o maior aproveitamento, é quando o grão estiver apresentando um início de maturação fisiológica.

 

O campo

 

Trabalhando há 12 anos com gado de leite, Almir Palaoro disse cortar o milho para a silagem pelo mesmo espaço de tempo, e destaca os benefícios avaliados por ele. “A silagem contribui muito na questão alimentar, já que é um alimento mais balanceado e que também fica disponível durante o ano todo para ofertar aos animais, principalmente nos períodos de seca, quando acaba reduzindo a campo”.

 

De acordo com Palaoro, este ano estão sendo preparados três silos que devem armazenar a produção de quatro alqueires de milho.

 

Outro produtor que trata os animais o ano todo com silagem é Sérgio Onesco. Segundo ele, atualmente o alimento corresponde a 80% do trato nutricional do gado de leite. “Esse tipo de alimento é fundamental. Em algumas propriedades essa realidade já chega a quase que 90%”, disse.

 

Onesco ainda destaca que os ganhos da propriedade têm muito a ver com a produção de silagem. “Ao contrário do que possa parecer, a silagem ainda representa o melhor alimento para os animais, e ainda possuiu um custo de produção mais baixo, principalmente se comparado com a ração”, afirmou. Ele completa dizendo que as vantagens ainda são visíveis também se comparadas ao sistema de irrigação de pastagem.

 

Alimentação

 

Com um rebanho leiteiro de cerca de 100 animais, sendo que a metade está em lactação, Onesco afirmou que os quase seis alqueires de milho destinados para a produção de alimento devem ser suficientes para todo o ano.

 

http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/agropecuaiexcl;ria/13,46970,15,01,silagem-de-milho-garante-a-alimentacao-durante-todo-o-ano.shtml

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas