#Leite:Programa de inseminação é aposta para melhorar renda

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Bandeirante é mais um dos municípios da região onde a bovinocultura é a atividade responsável pela manutenção de centenas de famílias no interior. Devido a esta grande importância, a Administração Municipal está intensificando as ações do Programa de Inseminação Artificial para que cada vez mais os agricultores tenham um plantel de melhor qualidade, que se traduz no aumento da produção.

 

No município existem 30 grupos de agricultores, mantidos pelo município com o abastecimento por nitrogênio, sêmen (raças holandesa, jersey, nelore, gil e red angus), luvas e palhetas. Os interessados fazem contato direto com os inseminadores mais próximos.

 

O agricultor não paga nada pelo sêmen, apenas a mão de obra e o deslocamento do inseminador quando necessário. Recentemente, através de convênio com o Governo Federal, Bandeirante adquiriu 30 kits contendo os materiais para a prática e seis botijões de inseminação. Há também uma parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Senar, que neste ano já capacitou três agricultores para atuar na inseminação.

 

 

O prefeito José Carlos Berti lembrou que, quando assumiu o Executivo pela primeira vez, em 2001, buscou o melhoramento genético dos animais leiteiros e que, se for feita uma comparação, a evolução da atividade em Bandeirante mais que dobrou. “O maior incentivo da administração em continuar este programa é ver o aumento da produção e os agricultores, é claro, satisfeitos, já que mais de 80% das propriedades trabalham nesta atividade”, comenta.

 

 

Berti recorda que, no passado, as principais atividades no município eram o plantio de grãos, como milho, soja, feijão, além do fumo, mas que com o passar dos anos a produção de leite deu um grande salto. “Esta é a maior atividade econômica no município fruto de animais de alta genética e também do manejo das pastagens, e através de cursos e capacitação oferecidos pela Secretaria Municipal da Agricultura, Epagri e demais entidades”, diz.

 

 

O prefeito destaca, ainda que se pode observar que muitas famílias cresceram junto com a atividade, melhoraram a qualidade de vida e se estruturam motivadas pela produção de leite.

 

 

“É preciso manter programas de incentivo, e também o poder público dar sua parcela de contribuição para motivar o agricultor a continuar no interior produzindo”, conclui Berti.

 

 

SAIBA

 

A administração manterá o incentivo para seguir fortalecendo o homem do campo. Prefeito relata que a bovinocultura de leite é a principal atividade e que agricultores estão tendo o apoio da municipalidade.

 

http://www.adjorisc.com.br/jornais/folhadooeste/programa-de-inseminac-o-e-aposta-para-melhorar-renda-1.1441208#.UzGDMoXeR8A

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas