#Leite:Produtores rurais somam prejuízos e querem deixar o PI devido a falta de energia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtores Rurais do Piauí reclamam da constante oscilação e falta de energia, que causam o acumulo de prejuízos e aumento dos custos de produção, por conta disso, eles ameaçam deixar o estado e investir em outra região.
Empresário chegou a entrar na Justiça para pedir melhorias em sua região.
Com uso de gerador particular custos da produção aumentam, diz avicultor.

 

Produtores Rurais do Piauí reclamam da constante oscilação e falta de energia, que causam o acumulo de prejuízos e aumento dos custos de produção, por conta disso, eles ameaçam deixar o estado e investir em outra região.

Quase todos os dias, o gerador da fábrica de lacticínios do empresário Antônio Carlos Medeiros Carneiro, que fica na Zona Rural de Teresina, entra em funcionamento. “Dentre os prejuízos vem primeiro a queima de motor pela oscilação, segundo devido a constante falta de energia temos que ligar o gerador todos os dias, que consume 10 litros de combustível a cada hora. Tendo em vista, que nossas máquinas são equipamentos eletrônicos sensíveis não podemos ficar sem energia”, explica Antônio Carneiro.

Por mês cerca de 150 mil litros de leite são usados na fabricação de iorgute, queijo e bebida láctea. Os problemas no setor de energia estão aumentando o custo de produção. “Um gerador, se tiver que permanecer ligado por seis horas, chega a consumir 60 litros de combustível por dia, mas é melhor aumento os custos do que perder tudo. Se não fosse o gerador, estávamos hoje fechado”, reclama Antônio.

O avicultor Solano Mário possui seis granjas no Piauí e também reclama dos prejuízos devido à falta de energia elétrica. A situação dele é tão crítica que o produtor procurou a Justiça e a partir desse ano começou a anotar todos os prejuízos em um caderno. O número do protocolo, a reclamação, a hora e a data em que o fornecimento de energia foi suspenso.

No caderno, só este ano de 2014 já existem mais de 50 registros de falta de energia, em uma das ocasiões a granja ficou mais de 48 horas sem energia elétrica e por causa do problema já perdeu mais de 60 mil aves.

“Recorremos aos geradores, mas eles não aguentam um período grande de falta de energia. Muitas vezes, tenho que pagar um técnico eletricista para fazer o reparo em um poste, o que deveria ser feito pela Eletrobrás, mas eles não vem fazer”, disse o avicultor Solano Mário Pereira.

De acordo o Tribunal de Justiça do Piauí existem 1.963 processos contra a Eletrobrás, empresa que fornece energia para o estado. NO levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica a empresa aparece com um dos piores desempenhos do Piauí.

O avicultor Solano Mário revela que já deseja investir em outro estado. “A empresa de energia nãos nos dá condições de produzir aqui, o fornecimento é muito ruim e precário. O Piauí perde muito com isso, afeta geração de renda e empregos”, afirma Solano.

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/07/produtores-rurais-somam-prejuizos-e-querem-deixar-o-pi-devido-falta-de-energia.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas