#Leite:IMA realiza campanha para vacinação contra brucelose em Ituiutaba, MG

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Gados de três a oito meses devem ser imunizados a cada seis meses. Omissão de produtores implica em restrições comerciais e autuações.

 

 

 

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está fazendo campanha de orientação a produtores rurais de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro e região sobre a vacinação contra a brucelose. A imunização é obrigatória e deve ser feita em gados com faixa etária de três a oito meses, a cada seis meses.

 

A vacinação é contabilizada pelo IMA, tendo como base o número de fêmeas declaradas pelos proprietários. Segundo a médica e diretora regional do Instituto, Fotula Maria, o descumprimento implica em punições para os proprietários. “É importante para o controle da doença, redução de problemas reprodutivos, contribui para a oferta de um alimento seguro e mais saudável. Além disso, o produtor pode sofrer restrições quanto ao trânsito dos animais, oferta do leite a laticínios e autuações por deixar de vacinar”, explicou.

 

 

A diretora afirma que a identificação do animal vacinado é feita com um carimbo que marca o lado esquerdo da face e pelo comunicado semestral que o produtor faz no IMA, levando o atestado de vacinação. Ela acrescenta ainda que a vacinação é necessária para situações de higiene e locomoção animal.

 

“É essencial para quando o produtor desejar ter uma noção da situação sanitária do rebanho, quando precisa fazer o transporte interestadual e para a presença de animais em eventos agropecuários”, afirmou.

 

A doença

A brucelose é uma doença reprodutiva, transmitida entre os animais. Para o homem, é transmitida através do leite e da carne. Quanto ao animal doente, ocorrem, principalmente, problemas reprodutivos com abortos no terço final de gestação. A vacina deve ser aplicada por médico veterinário ou por alguém treinado por ser uma vacina atenuada que pode acarretar problemas se usado incorretamente.

 

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/02/ima-realiza-campanha-para-vacinacao-contra-brucelose-em-ituiutaba-mg.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas