Leite de soja não pode ser denominado 'leite', determina justiça europeia

Leite de soja As denominações "leite" e "queijo" não podem ser utilizadas em produtos de origem vegetal, como o "leite de soja", já que estão reservadas aos alimentos de origem animal,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Leite de soja  As denominações «leite» e «queijo» não podem ser utilizadas em produtos de origem vegetal, como o «leite de soja», já que estão reservadas aos alimentos de origem animal, considerou a justiça europeia nesta quarta-feira.
«Para efeitos de comercialização e publicidade, a normativa [da União Europeia] reserva a princípio exclusivamente a denominação ‘leite’ ao leite de origem animal», disse em um comunicado o Tribunal de Justiça da UE.
Os juízes do alto tribunal entendem que isto se aplica também aos produtos etiquetados como «creme de leite», «chantili», «manteiga», «queijo» e «iogurte», inclusive se as etiquetas especificarem a origem vegetal do produto, como no caso do leite de soja.
Para o Tribunal, «a adição de menções descritivas ou explicativas não pode impedir com certeza qualquer risco de confusão por parte do consumidor».
Em sua sentença, o Tribunal entende que as únicas exceções a esta normativa europeia são produtos como o «leite de amêndoa» espanhol, o «crème de riz» francês ou o «queijo doce de Tomar» português, entre outros.
O alto tribunal responde, assim, a uma dúvida levantada por um tribunal alemão que deve se pronunciar sobre o processo interposto pela associação Verband Sozialer Wettbewerb contra a companhia de produtos vegetarianos e veganos Tofu Town, que distribui produtos com denominações como «queijo vegetal», entre outros.
http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/06/14/interna_internacional,876557/leite-de-soja-nao-pode-ser-denominado-leite-determina-justica-europ.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas