#Leite: Sistema silvipastoril será apresentado em Saudade do Iguaçu

Sistema Silvipastoril, uma nova forma de uso da terra, que utiliza a combinação intencional de árvores, pastagens e gado, de forma simultânea, em uma mesma.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O próximo Dia de Campo acontecerá na quarta-feira (03), em Saudade do Iguaçu, na região Sudoeste do Estado. Os participantes vão conhecer as práticas de manejo que constituem o Sistema Silvipastoril, uma nova forma de uso da terra, que utiliza a combinação intencional de árvores, pastagens e gado, de forma simultânea, em uma mesma.

O evento acontecerá no Condomínio Pizzolattos, propriedade que trabalha com gado de leite e que há dez anos implantou o sistema silvipastoril (SSP) com sucesso. O condomínio é formado pelas famílias de quatro irmãos. Todos trabalham na propriedade e as decisões são tomadas em conjunto. Toda a propriedade é planejada para atendimento ao gado de leite e a adoção do sistema silvipastoril. Além da melhoria na pastagem e no conforto térmico do gado, o sistema trouxe a possibilidade de renda com a madeira.

A espécie florestal plantada no sistema silvipastoril é a grevílea (Grevillea robusta), que pode ser utilizada para produção de madeira fina (ex: cabos, moirões, sarrafos), construção civil (ex: tábuas, portas, esquadrias) e movelaria. Foram plantados 10,2 hectares em SSP, totalizando 2.200 árvores.

Após oito anos, foi feito o primeiro desbaste, que consiste na retirada de árvores na linha de plantio. O desbaste tem como principais objetivos diminuir a competição entre árvores e permitir que as remanescentes continuem crescendo para produzir boa madeira e bom rendimento de tora, além de regular o sombreamento para permitir o crescimento da pastagem.

No primeiro desbaste, foram retiradas 710 árvores, o que representou a colheita de aproximadamente 110 metros cúbicos de madeira. Restam, ainda, 776 árvores que, se retiradas hoje, representariam um volume de 237 metros cúbicos. A expectativa é que estas árvores fiquem no sistema pelo menos mais quatro ou cinco anos, possibilitando o incremento em volume de madeira e a obtenção de um produto com maior valor no mercado, uma vez que o tipo de madeira produzido pode ser comercializado com movelarias.

NA PRÁTICA – O sistema auxilia ainda na mitigação das emissões de gases de efeito estufa, promove a biodiversidade e o uso eficiente da terra, com agregação de valor e renda para as áreas de pastagens.

Os participantes do Dia de Campo vão visitar cinco estações onde poderão conhecer melhor aspectos tecnológicos do sistema, tais como a desrama em sistema silvipastoril; ferramentas para desrama de qualidade; controle de formigas cortadeiras em SSP; desbaste e rendimento de madeira em SSP, além da produção de leite e os impactos deste sistema na produtividade do rebanho.

O Dia de Campo é organizado pela Embrapa Florestas, Emater/PR e Família Pizzolattos, com apoio da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Programa ABC, Campanha Plante seu Futuro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Rede iLPF (Cocamar, John Deere, Parker, Syngenta e Embrapa); e patrocínio da Carpa.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=82285&tit=Sistema-silvipastoril-sera-apresentado-em-Saudade-do-Iguacu

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas