#Leite: Silagem de milho é alternativa para alimentar rebanho na seca

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Parceria entre produtor de leite e secretaria de Agricultura produz 300 toneladas de silagem de milho.

 

Um dos maiores desafios da atividade leiteira está relacionado à alimentação do rebanho no período seco do ano. No Sitio Colorado, de propriedade de Jorge Rech e família, localizado no Assentamento Campanário, esse problema também existia. A propriedade faz parte do Projeto Balde Cheio/MS e vem sendo atendida por técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e Agraer.

 

Dentre as alternativas para alimentação animal na seca, o produtor Jorge Rech e seus filhos resolveram plantar 7,5 hectares de milho para produção de silagem. De acordo com o médico Veterinário da secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente a estimativa é de que a produtividade seja de 40 toneladas por hectare, ou seja, um total de 300 toneladas de silagem armazenada. Essa quantidade será suficiente para alimentar todo rebanho do Sítio Colorado por todo período seco, quando as pastagens diminuem drasticamente seu desenvolvimento vegetativo.

 

A lavoura de milho, além de apresentar uma das melhores fontes de energia para a alimentação de bovinos, pode gerar alta produção de massa por área plantada, atingindo ponto de ensilagem entre 100 e 130 dias, o que possibilita mais de um plantio por ano com essa finalidade.

 

Segundo Juninho Rech, a reserva de alimento também pode ser útil durante veranicos, quando a falta de chuva afeta a produção de capim. “Ficamos quase 20 dias sem chuva, e se já tivéssemos silagem armazenada, não teríamos uma oscilação na produção de leite nesse período”, afirma Juninho.

 

A atividade leiteira se mostra como uma atividade capaz de gerar renda, promovendo assim a permanência das pessoas no campo. A família Rech é um exemplo disso. Com uma produção diária de 500 litros de leite, a atividade é a principal fonte de renda da família, composta por seis pessoas.

 

Dentro de uma programação e avaliação técnica da lavoura de milho, a confecção da silagem foi realizada devido a um conjunto de parcerias entre alguns produtores vizinhos, que emprestaram tratores e carretas, além do apoio da secretaria de Agricultura, e a Patrulha Mecanizada da Funpesg, sob coordenação de Michael Dessoy.

fonte: idest.com.br

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas