Leite: Seca faz prefeito de Cachoeiro, ES, decretar situação de emergência

Produtores rurais já perderam plantações inteiras e córregos secaram. Decreto foi enviado ao governo federal, em Brasília.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, município do Sul do estado, Carlos Casteglione, assinou o decreto de situação de emergência na tarde desta segunda-feira (19). O texto relata a situação de algumas das mais de 600 propriedades da região, que sofrem com a situação de seca. Produtores rurais já chegaram a perder plantações inteiras e córregos secaram, pois não chove na região há alguns meses. O decreto foi enviado para o governo federal, em Brasília, para que possam ser disponibilizados recursos que ajudem a diminuir os impactos da seca.

«A situação chega a ser dramática para algumas localidades dos nosso município, então a solução que nós encontramos foi estabelecer o decreto de emergência para o meio rural cachoeirense», disse Carlos Casteglione.
Produtores estão perdendo lavouras inteiras por conta da falta d'água (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Produtores estão perdendo lavouras inteiras por
conta da falta d’água (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Em muitas propriedades, córregos secaram e os produtores não tem como molhar as plantações. A prefeitura prometeu ajudar. «Nós vamos levar água até as propriedades que estiverem nessa situação, através de caminhões-pipa, e vamos disponibilizar também máquinas para a busca de água, para a perfuração de poços no sentido de buscar água para o consumo animal», disse o prefeito.

Na comunidade de Córregos dos Mornos, uma das mais afetadas pela seca, mora o produtor rural José Aílton. Parte da lavoura dele já está comprometida: os mais de mil pés de jiló morreram. «Tive que abandonar o jiló, pois exige muita água. Tem o limão também, que minha previsão era de recolher 500 caixas agora, mas também acho que já vou perder a produção toda», contou o agricultor.

Entre os dados apresentados no decreto de situação de emergência, o destaque também é para as plantações de café. O prejuízo estimado chega a R$ 8 milhões, segundo a prefeitura. A produção do leite também foi afetada em 15%. «Houve queda na faixa de 1 milhão de litros de leite por mês. Para o café, já não tem mais jeito», disse o coordenador do Incaper Sul, Paulo Shalder.

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/01/seca-faz-prefeito-de-cachoeiro-es-decretar-situacao-de-emergencia.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas