#Leite: Produtor rural do sul do Tocantins aposta na criação de gado anão

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
Espécie é resultado de cruzamento de raças e melhoramento genético. Animal tem um metro de altura e chega pesar até 200 Kg.

 

Resultado do cruzamento de raças aliadas a técnicas de melhoramento genético, a criação do gado anão ou mini gado tem sido uma aposta de um produtor rural em Gurupi, localizado na região sul do Tocantins.

Esse tipo de raça chega a ter em média um metro de altura e um peso de 200 Kg e na propriedade do produtor rural Divino Iron Felício, a criação começou a quatro anos com um casal. Atualmente o produtor tem seis cabeças. «O tratamento com a raça é até melhor, porque eles comem menos, possui um gasto bem menor em relação ao gado maior e ainda é mais fácil de lidar. O animal é mais manso», afirma Divino.

Mesmo com o tamanho pequeno, a fêmea dessa espécie costuma produzir a mesma quantidade de leite que uma vaca normal. O normal desse tipo é produzir 10 litros de leite. «É como se fosse um ser humano anão, entao é um problema de distrofia de membros, mas essa espécie não deixa a desejar em nada ao gado normal», explica o veterinário Juscelino Guadalupe.

Para conhecer um pouco mais sobre as curiosidades do gado anão e como está a criação da espécie no Tocantins, acompanhe a reportagem do Jornal do Campo acima.

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/10/produtor-rural-do-sul-do-tocantins-aposta-na-criacao-de-gado-anao.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas