#Leite pasteurizado tem mais vitaminas do complexo B, diz nutricionista

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Leite UHT perde 50% das vitaminas durante processo térmico na fabricação.Consumidores dizem que produto pasteurizado é mais saboroso.

 

Fora dos supermercados há algum tempo, o leite pasteurizado foi testado por consumidores em um supermercado. Eles afirmaram que o produto é mais saboroso que o leite UHT, o longa vida. A diferença, segundo a nutricionista Alcione Altini Paes, acontece ainda no processo térmico dos dois produtos.

 

O leite pasteurizado passa por um processo térmico onde a temperatura chega a 65º C enquanto no leite UHT, a temperatura é elevada em torno de 120º C, e depois passa por resfriamento. “Por essa diferença no processo térmico, no leite pasteurizado você tem as vitaminas do complexo B, eles conservam as propriedades delas. E no leite UHT, nós temos a perda de 50% dessas vitaminas”, explica.

 

Para chamar a atenção dos consumidores, Julimar Pedro Oliveira, gerente de supermercado, conta que tem feito algumas ações no estabelecimento. “Nós começamos a trabalhar com ele tem pouco tempo e já está tendo uma aceitação boa. A gente está trabalhando em cima dele, fazendo degustação, colocando cartazes e o preço é bem acessível”, diz Julimar. Os dois tipos de leite – pasteurizado e integral UHT – foram degustados por consumidores.

 

A dona de casa Eliana Carvalho experimentou o leite sem saber qual seria o leite pasteurizado e conseguiu identificá-lo. ”Ele [leite pasteurizado] é saboroso. Eu gosto dele porque não tem conservante», diz Eliana.

 

A estudante Tamires Leite também percebeu a diferença e diz. «É mais leve. O leite UHT tem gosto mais forte, mais adocicado», comenta.

 

O leite pasteurizado fica na geladeira desde a fabricação, e dura até sete dias, período em que os lactobacilos começam a acidificar. O longa vida pode ficar até seis meses na prateleira, porque já não contém lactobacilos vivos.

 

Segundo a nutricionista, o leite pasteurizado não precisa ser fervido para ser consumido, pois durante esse processo o consumidor «desnatura a proteína». São três tipos de classificação: A e B, com mais de 3% de gordura, e C com teor de gordura menor que 3%.

 

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/10/leite-pasteurizado-tem-mais-vitaminas-do-complexo-b-diz-nutricionista.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas