#Leite: Parceria leva ABCZ e CEPEA a quantificar a genética do zebu

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

produtor ter sucesso na atividade e confiança no seu investimento em genética de corte e de leite, é o objetivo principal de parceria inédita firmada entre a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu)

 
Passo importante para a pecuária brasileira. O produtor vai saber agora qual o ganho real proporcionado pelo uso de um touro zebu devidamente provado em um plantel de vacas, seja em número de bezerros gerados, seja em crias que ganham peso rápido e vão para o abate mais cedo. Também o quanto o pecuarista economiza e lucra com o uso da genética zebuína melhoradora.

Essas informações, fundamentais para o produtor ter sucesso na atividade e confiança no seu investimento em genética de corte e de leite, é o objetivo principal de parceria inédita firmada entre a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), de Uberaba, e o CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

E tem mais, informa Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ: “O trabalho do CEPEA envolve também a avaliação do impacto social e ambiental da genética zebuína nas cadeias de produção de carne e leite”, afirma. Paranhos revela que a base de dados para o estudo será composta a partir de pesquisas em fazendas de produção em todas as regiões do país. “O projeto será apresentado ao mercado em agosto, durante a ExpoGenética, em Uberaba (MG), e os primeiros resultados devem ser gerados até o final de 2014 “, adianta ele.

“É um projeto histórico, um sonho antigo não só dos criadores de zebu como de toda a pecuária brasileira. Com ele, a ABCZ dá mais um passo seguro em busca da produtividade, trazendo para os pecuaristas de corte e de leite um banco de dados riquíssimo, além de fornecer apoio valioso para a própria profissionalização da atividade”, enfatiza o presidente da ABCZ.

É o competente professor Sergio de Zen, da Esalq/USP, também pesquisador do Cepea, quem fala: “Ter dados como esses em mãos é de grande importância para o planejamento do pecuarista. Atualmente não existem dados precisos e isentos dos custos da genética na produção bovina no Brasil. Será um grande passo poder comparar a produtividade das fazendas e comprovar seus benefícios reais.”

http://revistagloborural.globo.com/Colunas/sebastiao-nascimento/noticia/2014/06/parceria-leva-abcz-e-cepea-quantificar-genetica-do-zebu.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas