#Leite longa vida dispara no paí­s em abril, indica Cepea

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A combinação entre consumo firme e menor oferta de matéria-prima ditou os preços do leite longa vida (UHT) em abril, em benefí­cio dos laticí­nios. í‰ o que aponta relatório divulgado na sexta-feira pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq). Neste míªs, o preço médio do UHT já subiu 5,4% sobre o míªs anterior e alcançou a média nacional de R$ 2,07 por litro, maior valor da série histórica do Cepea, que teve iní­cio em março de 2010.

Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando os laticí­nios tiveram dificuldades em repassar a alta do leite devido aos elevados estoques de UHT, a indústria obteve reajustes dos preços do longa vida acima dos verificadas no caso do leite pago ao produtor. Em abril, o preço do leite pago ao produtor aumentou 4,01%, para a média R$ 0,87 por litro, segundo o Cepea.

A expectativa, porém, é que a indústria tenha mais dificuldades para repassar as novas altas da matéria-prima nos próximo meses. Segundo analistas consultados pelo Cepea, o leite pago ao produtor também deve subir em maio devido í  menor disponibilidade de leite tí­pica no perí­odo de entressafra.

«Não há mais espaço para grandes aumentos de preços [do UHT], visto que isso limitaria a demanda do consumidor final», resume o relatório do Cepea, com base em informações obtidas junto a laticí­nios e atacadistas.

 

Fonte: Cenario MT

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas