#Leite longa vida deve ter preço sustentado até final do ano, diz ABLV

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo associação, o preço da matéria-prima é o maior desde 2007

Segundo ABLV, matéria-prima está com maior preço desde 2007, o que deve ajudar a sustentar os preços (Foto: Shutterstock)

Os preços do leite longa vida deverão se manter sustentados até o final do ano, estima a Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV). Em agosto, o presidente da entidade, Claudio Teixeira, apontava uma tendíªncia de queda para os preços. Em uma nota divulgada pela Associação nesta segunda-feira (16/9) Nilson Muniz, diretor da ABLV, diz que o volume de leite ofertado continua insuficiente para alterar o cenário de custos da cadeia produtiva. A entidade afirma que fatores conjunturais e climáticos, que levaram a uma queda dos estoques da indústria e nos pontos de vendas, continuarão dando sustentação aos preços.

«O preço da matéria-prima é o maior já registrado desde 2007», afirmou Muniz. «Soma-se a isso a valorização do leite no mercado mundial, com preços superiores a US$ 5 mil a tonelada, quase o dobro do valor de 2012, quando a tonelada saí­a por US$ 2,8 mil», completou Muniz. Na virada do ano, a expectativa é de que aumente a oferta de leite cru – se as condições climáticas forem mais favoráveis – e os preços podem ficar mais fracos.

A ABLV ainda reiterou o crescimento de 4% no volume de leite longa vida vendido no ano de 2013. «Considerando-se que o segmento apresentou números bastante positivos nos anos anteriores (6,7% em 2011 e 5,3% em 2012), e que a categoria tem uma penetração nos lares brasileiros de 88%, o desempenho esperado para 2013 é tido como altamente significativo», disse Muniz. Em 2012, foram comercializados 6,125 bilhões de litros.

O crescimento nas vendas se mantém alicerçado no aumento da renda média das famí­lias, na substituição do leite pasteurizado pelo Longa Vida (UHT), bem como pela migração contí­nua ao segmento de consumidores que deixam de usar o leite informal, cujo consumo vem caindo significativamente nos últimos anos.
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI342638-18530,00-LEITE+LONGA+VIDA+DEVE+TER+PRECO+SUSTENTADO+ATE+FINAL+DO+ANO+DIZ+ABLV.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas