#Leite longa vida aumenta 22% no ano e é destaque em inflação de alimentos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O grupo alimentação e bebidas foi um dos que tiveram a maior inflação em 2013 segundo dados do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), divulgados nesta quinta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ele sofreu uma inflação de 8,5% neste ano, puxado por itens básicos, como o leite longa vida e o pão francês.

 

O IPCA-15 é considerado a prévia da inflação oficial e é calculado com base nos preços até o dia 12 de dezembro.

 

Os grandes destaques foram o leite longa vida, que aumentou 21,69%; o pão francês, que ficou 15,04% mais caro; o lanche, que aumentou 12,69%; e a refeição fora de casa, que teve alta de 9,19%. Eles não tiveram o maior aumento dentro da pesquisa sobre alimentos e bebidas, mas são itens importantes na alimentação do brasileiro e que têm grande impacto na inflação geral e no orçamento das famílias.

 

O maior aumento do ano entre os alimentos e bebidas foi da mandioquinha, que ficou 91% mais cara, seguida pela tangerina, que teve aumento de 63,57%, e pelo chá, que ficou 63,12% mais caro.

 

Quando se considera o ano inteiro, as quedas mais importantes foram do óleo de soja, de 18,11%; do feijão carioca, de 12,07%; o açúcar refinado, de 14,60%; e o arroz, que ficou 5,4% mais barato.

 

O feijão mulatinho também teve queda, de 17,85%, assim como a cebola, que ficou 11,92% mais barata.

 

Em 2013, o grupo de alimentação e bebidas fica atrás apenas do de despesas pessoais, que inclui gastos como cigarro, manicure e o salário de empregada doméstica, e teve inflação de 9,19% em 2013.

 

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=448988

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas