#Leite fraudado chegou a indústrias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Fraude consistia na adição de água para aumentar volume e de sal para mascarar a diluição
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Fraude consistia na adição de água para aumentar volume e de sal para mascarar a diluição

O leite fraudado que foi alvo da sétima fase da Operação Leite Compen$ado, deflagrada na manhã desta quarta-feira, no norte no Estado, chegou ao menos a indústrias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. A adulteração investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE) consistia na adição de água para aumentar o volume do produto e de sal para mascarar a diluição.

Segundo o MPE, no Estado, o posto de resfriamento da Cotrel, em Erechim, vendeu leite para a Nestlé, em Palmeira das Missões, e para a Cootal, de Taquara. Em Santa Catarina, o produto foi remetido para a unidade de Pinhalzinho da Aurora e para a Kerlac, de Rio Fortuna. No Paraná, o leite fraudado foi comercializado com o laticínio HE, de Coronel Vivida. Há ainda referência a uma empresa chamada Laticínios Ipê, que também seria paranaense, mas não existe certeza quanto à cidade da indústria.

Gisele Loeblein: embate do leite de volta à cena
Empresários são presos por manterem a fraude no leite em Guaporé
Leia as últimas notícias de Zero Hora

O outro posto de resfriamento envolvido, a Rempel & Coghetto Ltda, em Jacutinga, vendia mais de 90% do leite para a unidade de Teutônia da BRF. Responsável pelas investigações na área criminal, o promotor Mauro Rockenbach viu posturas diferentes nas empresas.

— A Nestlé rejeitou quatro cargas da Cotrel na semana passada. A BRF nunca rejeitou carregamento — diz Rockenbach, lembrando que a investigação ocorria há dois meses.

De acordo com o promotor de defesa do consumidor Alcindo Bastos Filho, o Ministério da Agricultura vai agora questionar as indústrias sobre o destino que deram ao leite fraudado. A intenção é saber se o produto foi rejeitado ou processado e colocado no mercado. Mas, como as substâncias usadas na fraude não fariam mal à saúde, não deve haver recolhimento de lotes.

Devido às irregularidades, a unidade da Cotrel será submetida a um regime especial de fiscalização, mas não será fechada. O posto de Jacutinga foi interditado. Por enquanto, não há estimativa do volume de leite fraudado.

Até o início da tarde desta quarta-feira, o MPE confirmou o cumprimento de 16 dos 17 mandados de prisão. Uma pessoa continuava foragida. Além de Erechim e Jacutinga, a operação ocorreu em Maximiliano de Almeida, Gaurama, Viadutos e Machadinho. Estão envolvidos produtores, transportadores, responsáveis por postos de resfriamento, laboratoristas e motoristas de caminhões.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/12/leite-fraudado-chegou-a-industrias-do-rio-grande-do-sul-santa-catarina-e-parana-4655895.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas