#Leite: Falta de luz está na mira dos deputados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

“A gente ordenha e coloca o leite fora”, diz. O prejuízo calculável é de R$ 1,8 mil, sem levar em conta o estresse das vacas leiteiras com as mudanças na ordenha.

Audiência pública vai discutir os problemas do abastecimento elétrico no Estado, incluindo o caos na região

 

Alimentado pela sequência de temporais, o caos na distribuição de energia elétrica no Estado vai ser discutido em audiência pública na próxima semana. Deputados da região pretendem colaborar com o debate e expor os problemas enfrentados em Santa Cruz do Sul e municípios vizinhos. O evento começa às 9h30 do dia 18, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (AL) gaúcha. Líder da Comissão de Assuntos Municipais, o parlamentar Marcelo Moraes (PTB) vai presidir o encontro.

 

Mais do que resgatar os prejuízos originários dos temporais, os parlamentares se propõem a expor a raiz do problema da falta de luz. “Vou relatar as questões que tenho ouvido. Vamos abordar os problemas, as perdas e a ausência de infraestrutura e investimento”, afirma o deputado estadual Heitor Schuch (PSB).

 

Reclamação recorrente entre os consumidores gaúchos, o descaso no atendimento por parte das companhias de energia elétrica também deve ser levantado durante a audiência. Para o deputado Marcelo Moraes, as empresas oferecem um tratamento desrespeitoso à comunidade e não costumam estar preparadas para atender à demanda. “Se um produtor liga o forno de fumo, o vizinho não pode tomar banho”, compara.

 

Problema se repete no interior de Vale do Sol

 

Faça chuva ou faça sol, a falta de energia elétrica é recorrente em Alto Trombudo, no interior de Vale do Sol. Cansado de contabilizar as perdas na propriedade, o produtor rural Eusébio Morsch foi mais uma vez atrás da AES Sul, em Santa Cruz do Sul, para cobrar o restabelecimento da energia e as perdas decorrentes da falta de luz. Ir pessoalmente ao local foi a solução encontrada para ser ouvido após dezenas de tentativas de contato com o sistema de atendimento ao consumidor.

 

Sem o serviço há dois dias, desde domingo à tardinha, Morsch descartou, até ontem, 1,1 mil litros de leite produzidos por 24 animais em lactação (de um total de 60 no rebanho). “A gente ordenha e coloca o leite fora”, diz. O prejuízo calculável é de R$ 1,8 mil, sem levar em conta o estresse das vacas leiteiras com as mudanças na ordenha. “Estou cansado dessas perdas, desse prejuízo. Hoje, como produtor, me sinto lesado”, desabafa. Por mês, sua propriedade produz 17 mil litros de leite.

 

 

http://www.gaz.com.br/_conteudo/2014/02/noticias/regional/13641-falta-de-luz-esta-na-mira-dos-deputados.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas