#Leite em pó tem as mesmas propriedades que o ‘lí­quido’?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O leite natural é formado por 87% de água e 13% de extrato seco (gordura, lactose, proteí­nas e sais minerais). Pouco menos de meio litro de leite na dieta de um adulto fornecem aproximadamente 320 calorias provenientes das proteí­nas, do açúcar e da gordura encontrada no leite.

A proteí­na do leite, a caseí­na, é de alta qualidade e auxilia no reparo do tecido muscular. A lactose é o tipo de açúcar encontrado no leite e as gorduras fornecem energia e auxiliam no transporte de vitaminas. O leite possui alto teor de fósforo e cálcio, essenciais para a estrutura de ossos e dentes e ainda fornece vitaminas A e do complexo B.

Com o aumento do consumo e da produção do leite, surgiu a necessidade do aprimoramento de técnicas para melhora da qualidade e durabilidade do produto. Assim surgiu o leite em pó, que oferece mais durabilidade e economia no armazenamento e transporte.

O leite em pó é um derivado do natural, obtido pela desidratação do leite, que pode ser integral, semidesnatado ou desnatado. A água que é o maior componente do leite «in natura» é eliminada, restando apenas o extrato seco do leite (gordura, açúcar, vitaminas e minerais) e uma pequena quantidade de água.

A composição nutricional do leite lí­quido e do em pó não apresenta diferença significativa. Entretanto, no mercado é comum encontrar opções de leite em pó enriquecido com vitaminas e minerais. Outra vantagem do leite em pó é o fornecimento de calorias em volume reduzido, indicado para pessoas que necessitam aumentar o aporte calórico da dieta, porém, não toleram grandes volumes nas refeições.

Tatiana Hirooka Guerra – nutricionista
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27–10-20130902

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas