#Leite desnatado é tão nutritivo quanto o integral?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Como a gordura do leite e o colesterol são substí¢ncias aterogíªnicas, o leite desnatado é mais adequado para os adultos e idosos, diz nutricionista .

O leite que é submetido ao tratamento UHT (temperatura ultra alta) é aquele popularmente chamado de leite longa vida. Neste tratamento, o produto é homogeneizado e submetido a uma temperatura que varia de 130 a 150 graus, por cerca de dois a quatro segundos. O leite é, então, rapidamente resfriado e envasado em condições limpas, em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas.

O leite longa vida, da mesma maneira que o pasteurizado, pode ser integral (com toda a gordura), semidesnatado (menor teor de gordura) e desnatado (praticamente sem gordura). Vale lembrar que o leite longa vida é também chamado de »leite de caixinha», devido í  embalagem. Mas é preciso observar a embalagem com muita atenção, pois existem produtos sendo vendidos em garrafas plásticas, que podem ser pasteurizados ou longa vida.

Todos os tipos de leite – pasteurizado ou longa vida – devem ser mantidos em geladeira após abertos e consumidos em curto espaço de tempo. A retirada da gordura do leite o torna desnatado e junto com esses nutrientes perdem-se as vitaminas lipossolúveis, principalmente A e D.

Por outro lado, como a gordura do leite e o colesterol são substí¢ncias aterogíªnicas, o leite desnatado é mais adequado para os adultos e idosos, principalmente para aqueles com altas taxas de colesterol sérico. Mas deve-se tomar cuidado em atender as recomendações de vitamina A e D com outros alimentos.

Para crianças pequenas, o ideal é o aleitamento materno, de forma exclusiva, até o 6º míªs. Depois disso, a alimentação deve ser completada com uma alimentação equilibrada, mas a criança pode ser amamentada até os dois anos. Outros tipos de leite devem ser oferecidos nesta época, e a melhor forma é o integral, pela quantidade de vitamina A, essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança.

O leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade aumentada. O leite em pó é produzido a partir da secagem do leite. í‰ importante lembrar que o leite em pó tem o mesmo valor nutritivo do leite que lhe deu origem, porém, para que este valor nutritivo seja mantido, é necessário cuidado no momento do seu preparo. Deve-se utilizar a diluição recomendada na embalagem do produto, pois desta maneira o valor nutricional será mantido.
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27–213-20130417

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas