LEITE DE GIR: UM PRODUTO DE EXTREMA QUALIDADE VEM DE UMA RAí‡A FORTE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As vacas Gir oferecem mais riqueza de nutrientes.O leite de Gir, uma das mais reconhecidas raças de gado leiteiro, é um produto muito valorizado e há muito tempo. A raça agrada criadores por ser versátil. Além de produzir leite de extrema qualidade, tem DNA capaz de fazer o melhoramento genético de outras raças – os machos podem gerar excelentes gados de corte, como o Girolando.

Com leite de alta capacidade nutritiva, as vacas Gir oferecem mais riqueza de nutrientes do que a vaca Holandesa, por exemplo, passando na frente ainda da raça Pardo Suí­ça e até de alguns caprinos.

Comparativo entre as raças bovinas produtoras de leite (%):
Gir leiteiro – Proteí­na 4,35 | Gordura 3,38 | Lactose 4,64 | Sólidos Totais 13,18
Holandesa – Proteí­na 3,54 | Gordura 3,29 | Lactose 4,68 | Sólidos Totais 12,16
Pardo-suí­ça – Proteí­na 3,99 | Gordura 3,64 | Lactose 4,94 | Sólidos Totais 13,08
Fonte: Adaptado: Ordóñez et al. (2005) e Prata et al. (1998) apud Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, 2009. Internet: http://www.emparn.rn.gov.br. Acesso: 14 de junho, 2013.

Raça que prevalece nos rebanhos
O Gir, ou Gir Leiteiro, como é popularmente conhecido, tem origem na região de Gir, Pení­nsula de Kathawar, na índia. Os primeiros registros da chegada do Gir ao Brasil datam da década de 1910, mas somente a partir do fim da Segunda Guerra Mundial é que as importações ganharam força, devido í  consolidação dos estudos da genética e aumento de produção comercial do leite.

í‰ uma raça da famí­lia zebuí­na, assim como a Nelore (uma das raças mais conhecidas no Brasil, senão a mais), com a diferença que a Nelore é gado de corte. Estima-se que mais de 80% dos rebanhos no Brasil são descendentes de Gir, enquanto de Nelore, por exemplo, são apenas 13%.

Dados de produção do leite de Gir
Hoje, a meta de produção de leite por lactação é de 4 mil litros, sendo que já existem registros de uma produção de 9.298Kg de leite na primeira lactação – dados da campeã de 2004, Dengosa TE F. Mutum.

Alta produtividade, qualidade nutricional e precocidade.

Por isso, o leite de Gir é extremamente valorizado nos dias de hoje. A raça traz longa história de inúmeros príªmios em feiras e exposições no Brasil e no mundo. Quem procura versatilidade, qualidade genética ou uma opção para o ramo da pecuária, pode acreditar que Gir garante bons negócios.
Fonte: PORTAL EDUCAí‡íƒO – Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/48335/leite-de-gir-um-produto-de-extrema-qualidade-vem-de-uma-raca-forte#ixzz2XKRQsOqB

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas